Deputados e vereadores ressaltam importância da Jornada de Integração

Ribamar Santana / Agência Assembleia
03/05/2013 12h32

Deputados e vereadores ressaltam importância da Jornada de Integração

Os vereadores e deputados presentes ao sétimo Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa, realizada nesta sexta-feira (03), no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), no município de Zé Doca, ressaltaram a importância da iniciativa da Assembleia de buscar a integração do Poder Legislativo estadual e municipal. “Avalio essa iniciativa como algo inédito. Já reunimos, até aqui, mais de 500 vereadores que estão mais preparados para fiscalizar o Poder Executivo”, afirmou o deputado Neto Evangelista (PSDB).

O deputado Bira (PT) afirmou que a iniciativa da Assembleia é boa e defendeu a ampliação da programação dos encontros com a inclusão da Procuradoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que são órgãos de controle da aplicação dos recursos públicos. “Acho fundamental que a fiscalização da aplicação dos recursos públicos sejam cada vez mais eficientes”, observou.

Para a deputada Vianey Bringel (PMDB), as Jornadas de Integração Legislativas são muito válidas, pois são uma forma de capacitar os legisladores municipais, que são os vereadores. “Com mais conhecimentos e a integração de vereadores e deputados, o Poder Legislativo se fortalece e pode ajudar a melhorar as condições de vida da população por meio da apresentação de bons projetos”, analisou.

O vereador Marcos Silva Vasconcelos (DEM), presidente da Câmara de Vereadores de Santa Luzia do Paruá, afirmou que a iniciativa da Assembleia é ótima e acredita que vai trazer muitos benefícios. “A população não conhece o papel do vereador e do deputado. Com esses encontros vamos adquirir mais conhecimentos e o povo vai entender melhor o papel dos legisladores municipais e estaduais”, comentou.

“Não temos noção do que é ser vereador. Tudo na vida é um aprendizado, inclusive ser vereador, e não aprendemos sem conhecimento. Esse é o segundo encontro de que participo e estou gostando muito. Estávamos precisando desse apoio. Acredito que todos temos a ganhar com essa ótima ideia”, afirmou o vereador Cláudio Guimarães (DEM), do município de Presidente Médice.

As vereadoras Adna Lima (PMDB) e Ulenira Batista Ribeiro da Silva (PPL), dos municípios de Luis Domingues e Governador Nunes Freire, respectivamente, declararam que os encontros regionais vão permitir que a classe política do Maranhão trabalhe mais e melhor pelo povo. “Acho que todos temos que ter uma melhor compreensão do papel dos vereadores e dos deputados”, esclareceu.