Deputados destacam Jornada de Integração e Consórcio de Municípios

Ribamar Santana / Agência Assembleia
06/05/2013 18h38

Deputados destacam Jornada de Integração e Consórcio de Municípios

Os deputados Stênio Rezende (PMDB) e André Fufuca (PSD) repercutiram da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (6), a Jornada de Integração Legislativa realizada por esta Casa, sábado (4), em Santa Inês, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Mais uma vez foi intensa a participação dos vereadores, discutindo com os técnicos desta Casa sobre vários assuntos, tirando suas dúvidas, trazendo algumas informações, e dessa forma a Assembleia avança no sentido de aproximar o Legislativo estadual do municipal”, afirmou Stênio.

O deputado André Fufuca (PSD), por sua vez, agradeceu ao presidente Arnaldo Melo por ter levado a Assembleia e o trabalho desta Casa ao Vale do Pindaré, por intermédio da Jornada de Integração Legislativa. “Trago aqui o abraço fraterno e o agradecimento de todos que participaram desse importante evento”, assinalou.

CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS

Após destacar a realização da Jornada de Integração Legislativa, Stênio Rezende registrou a reunião do Consórcio dos Municípios à Margem da Ferrovia Carajás, que aconteceu sábado (6), em Santa Inês, e que reúne 23 municípios. Ele disse que o objetivo desse consórcio é buscar uma compensação da Companhia Vale do Rio Doce em termos de investimento nesses municípios.

“A Vale tem feito algumas ações, reconhecemos, mas ainda é muito pouco se compararmos com o que a Vale faz no Rio de Janeiro, no Pará e no Espírito Santo. E por que essa diferença em relação aos municípios do Maranhão. Portanto, 23 municípios se uniram e provavelmente vão ser 24 com a entrada do município de Bela Vista. Acredito que só com essa união, com grandes discussões, é que vamos poder ver a Vale, efetivamente, ajudando melhor os municípios que formam limites com a Ferrovia Carajás”, analisou Stênio.

Stênio Rezende comunicou que vai apresentar um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia, convidando os prefeitos do consórcio para um grande debate com as autoridades do governo do Estado e a direção da Vale do Rio Doce no Maranhão.