Léo Cunha manifesta apoio ao Comefc durante audiência em Açailândia

Assecom / Léo Cunha
07/05/2013 09h37

No último sábado (4), o deputado Léo Cunha (PSC) esteve em Açailândia, onde participou da audiência pública do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc), ocorrida na Câmara de Vereadores da cidade.

O deputado declarou ser apoiador incondicional da iniciativa de formação dos Comefc, e ressaltou que juntos os 23 municípios que fazem parte dele, serão mais fortes para estabelecer uma conexão direta com a Vale.

“Ao fazerem parte do consórcio esses municípios estão fortalecidos na busca das compensações socioeconômicas e ambientais,” disse Léo Cunha, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia.

Vale ressaltar que estado do Maranhão é atualmente responsável pelo escoamento de 42% de toda a produção de minério da Vale. E em contradição a esse fato, essa mesma região que ver a riqueza passar é totalmente pobre, apresentando um dos piores índices de desenvolvimento humano municipal (IDH-M) do Brasil.

E Até 2016 há uma expectativa de que essa porcentagem aumente para 55 %, devendo atingir em 2020 a metade de toda movimentação de minério bruto no Brasil.

É importante ressaltar ainda que cerca de 80 % da malha ferroviária da Vale passa dentro do território dos municípios que hoje fazem parte do Comefc.

Diante dessas estatísticas os municípios maranhenses que sofrem impactos diretos pela estrada resolveram se unir focando nos critérios, procedimentos e metas com relação ao recolhimento dos tributos municipais, a fim de que possam investir no desenvolvimento dessas cidades como forma de reparação.

Com estas ações o Comefc entende que será possível a constituição de planos diretores municipais eficientes e eficazes, os quais trarão como consequência, a realização de ações estruturais para melhorias substancial de seus IDH’s,pois hoje podemos observar que 83% dos municípios consorciados apresentam o índice abaixo da média do estado do Maranhão.

Para Léo Cunha não há dúvida de que com a realização das ações conjuntas do consórcio será possível mudar a realidade ora apresentada nessas cidades. E diante disso o deputado se coloca a disposição dos gestores na busca de seus objetivos.

“Estou à disposição de vocês nessa luta. Contem comigo no que for necessário para que vocês possam trazer o desenvolvimento de que seus municípios tanto precisam,” afirmou.