Ribeiro quer aumentar as chances de maranhenses no concurso da AL

icone-whatsapp
Agência Assembleia
08/05/2013 11h37

Ribeiro quer aumentar as chances de maranhenses no concurso da AL
Foto original

 

Em um rápido pronunciamento realizado na sessão ordinária desta quarta-feira (8), o deputado Manoel Ribeiro (PTB) sugeriu que a Presidência e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa adotem mecanismos que garantam a presença de "um bom número" de maranhenses entre os aprovados do concurso público que será realizado na Casa. Explorar nas provas questões específicas do Maranhão foi uma sugestão apresentada pelo parlamentar.

 

“É preciso ter cuidado com esse nosso concurso para que não enchamos a Assembleia de ‘alienígenas’, pessoas que vem de fora. Porque no Judiciário já temos; na Polícia já temos; no Ministério Público já temos. Só falta agora na Assembleia. No Pará existe isso (mecanismo que facilita o acesso para os paraenses) e quem não defende a sua terra não merece ser dessa terra e eu defendo o Maranhão. Eu defendo o Maranhão em todo o lugar”, argumentou Ribeiro.

 

O deputado chegou a sugerir que uma destas medidas seja criar questões específicas sobre o Maranhão e citou o exemplo de um concurso cartorário realizado em Recife (PE). Segundo ele, o referido concurso foi realizado em três etapas e a última tratando apenas da legislação local.

 

“Na terceira prova de Pernambuco, vendo que tinha passado muitos candidatos de fora, colocaram matérias sobre legislação pernambucana. Quem é do Maranhão ou Rio de Janeiro não é obrigado a conhecer a legislação pernambucana, ele é obrigado a conhecer a legislação federal, que é aquilo que rege os cartórios em todo o Brasil”, disse.

 


Banner