AL discutirá situação dos municípios atingidos pela Estrada de Ferro Carajás

Samartony Martins / Agência Assembleia
08/05/2013 12h18

AL discutirá situação dos municípios atingidos pela Estrada de Ferro Carajás

Os deputados estaduais Bira do Pindaré (PT) e Stênio Rezende (PMDB) apresentaram à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa requerimento para que seja realizada audiência pública com Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás do Maranhão (Comefc), para discutir a situação dos 23 municípios do Estado que estão sob influência direta da referida estrada de ferro.

A solicitação da audiência pública é uma ação conjunta promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos e pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Stênio Rezende esteve reunido na manhã desta quarta-feira (8) com a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, que é presidente do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás do Maranhão (Comefc), acertando os detalhes da audiência pública que está prevista para acontecer às 16h do dia 28 de maio, no Plenarinho II – deputado Gervásio Santos da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, os 23 municípios que são cortados pela Estrada de Ferro Carajás têm em seus territórios cerca de 76% de toda a malha ferroviária da Vale no Estado.

Entre as propostas a serem apresentadas durante o evento está a criação do fundo de desenvolvimento para os municípios que fazem parte do consórcio com foco direcionado para investimentos nas áreas de educação, saúde e geração de renda.

Foram convidados para participar  da audiência pública representantes das secretárias de Estado de Educação e de Meio Ambiente, da Vale, prefeitos consorciados e representantes do Ministério Público Estadual.

“Estamos solicitando esta audiência para discutirmos com estas autoridades a situação destes municípios e prestar esclarecimentos à população do Estado. Esta é uma ação importante que serve para somar, fortalecer políticas públicas desenvolvidas por esta Casa Legislativa”, ressaltou Stênio Rezende.

Para a prefeita de Bom Jesus das Selvas, a audiência pública é uma forma explanar os impactos socioeconômicos e ambientais causados pela empresa. “A Vale é a maior mineradora do mundo que usufrui os territórios destes municípios de forma destrutiva, ilegal e imoral. Com esta audiência a assembleia mostra o interesse pela valorização do povo maranhense”, afirmou Cristiane Damião.