AL adere à Semana de Luta Antimanicomial e promove exposição

icone-whatsapp
Samartony Martins / Agência Assembleia
14/05/2013 13h57

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão foi uma das instituições escolhidas para receber as atividades da Semana de Luta Antimanicomial, que incluem exposição dos trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas, palestras sobre drogas, passeios e torneios esportivos. A ação é mais uma promoção da Diretoria Institucional da Casa Legislativa.

 

De acordo com Marcelo Costa, diretor do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Álcool e Drogas, o evento é uma alusão ao dia 18 de maio, data em que se comemora O Dia Nacional de Luta Antimanicomial. “Essa é uma maneira de mostrarmos à sociedade que o tratamento de dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais está mais humanizado”, ressaltou o psiquiatra.  

 

Marcelo Costa explicou que o CAPS Álcool Drogas é um serviço especializado em saúde mental, e atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês). É um serviço ambulatorial territorializado, que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica”, e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

 

A rede de assistência em saúde mental envolve Programa Saúde da Família (PSF) e CAPS. Atualmente existem 70 CAPs habilitados a funcionar no Maranhão prestando atendimento às pessoas com problemas de saúde mental e uso de drogas.


Banner