Arnaldo Melo acompanha agenda do Governo Itinerante à região Sul

Agência Assembleia / Agência de Notícias do Governo do MA
14/05/2013 17h24

Arnaldo Melo acompanha agenda do Governo Itinerante à região Sul

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), participará da série de visitas que a governadora Roseana Sarney (PMDB) e parte do seu secretariado realizam na região Sul do Maranhão, nesta semana, como parte das atividades do Governo Itinerante. A agenda de trabalho inicia nesta quarta-feira (15) e se estende até sexta-feira (17), envolvendo os seguintes municípios: Benedito Leite, São Domingos do Azeitão, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Governador Edison Lobão e São Francisco do Brejão.

Arnaldo Melo acompanhará a programação do Governo Itinerante até a quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), o presidente da Assembleia estará no município de Barra do Corda, juntamente como outros deputados e uma equipe técnica da Casa, para a realização do nono Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa, evento promovido pela Assembleia nas 19 regionais do Estado. No sábado (18), é a vez do município de Presidente Dutra receber a Assembleia Legislativa durante a realização do décimo Encontro Regional.

GOVERNO ITINERANTE

A programação do Governo Itinerante desta semana engloba a entrega de hospital, abertura da colheita da safra do milho, vistoria a obras e visita às ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e cidadania.

O primeiro município a ser visitado é Benedito Leite, no sul maranhense, nesta quarta-feira (15). Na cidade, a agenda destaca a inauguração de mais um hospital de 20 leitos, além de visita às ações do Itinerante, entrega sementes selecionadas de feijão e Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) a produtores familiares.

Em São Domingos do Azeitão, onde também haverá visita às ações dos órgãos estaduais, entrega sementes e de DAPs, acontece a abertura da colheita da safra 2013 de milho na região Sul maranhense. O estado é 2º maior produtor do grão no Nordeste, com previsão de uma colheita de aproximadamente 1 milhão de toneladas.

Também nesta quarta-feira (15), o Governo Itinerante estará em Balsas. Na cidade, acontecerá uma vistoria às obras do Hospital Macrorregional, que está sendo construído dentro do Programa Saúde é Vida. A unidade disponibilizará 50 leitos de internação, 10 leitos de UTI, centro cirúrgico, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) funcionando 24 horas em clínica médica, pediatria, obstetrícia e ortopedia, central de imagem com exames de ultrassonografia, raio-x e tomografia, além de laboratório de análises clínicas. Terá, ainda, lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios. Também está programada a visita ao Agrobalsas 2013.

SEGUNDO DIA

Na quinta-feira (16), a programação começa com visita a São Raimundo das Mangabeiras. Na cidade, será inaugurada a nova instalação do Instituto Federal do Maranhão (Ifma). O prédio foi construído em terreno doado pelo Governo do Estado. A solenidade terá participação do ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro.

Ainda em São Raimundo das Mangabeiras, haverá entrega de sementes selecionadas de feijão e DAPs do Pronaf, documento que possibilita o acesso ao crédito. Um dos diferenciais da programação na cidade será a instalação da carreta do programa Viva Mulher. A unidade móvel conta com espaços como consultório ginecológico, salas de atendimento da equipe multidisciplinar e área de palestras com capacidade de 40 pessoas.

Também na quinta-feira (16), o Governo Itinerante viaja a Sambaíba, onde os produtores familiares do município também serão beneficiados com a distribuição de sementes de feijão e DAPs do Pronaf.

TERCEIRO DIA

No terceiro dia de itinerância, a governadora e sua comitiva visitam o Sudoeste do Maranhão. Na região, a agenda abrange os municípios de Governador Edison Lobão e São Francisco do Brejão.

Nas duas cidades, visitarão as ações do Governo Itinerante, com destaque para o Viva Cidadão, onde são expedidos documentos como carteira de identidade, título de eleitor e carteira de trabalho. Também serão entregues sementes selecionadas de feijão e DAPs do Pronaf aos produtores familiares dos municípios.