Cleide Coutinho volta a pedir que governo implante IML na cidade de Caxias

Assecom / Cleide Coutinho
15/05/2013 13h08

Cleide Coutinho volta a pedir que governo implante IML na cidade de Caxias

A deputada Cleide Coutinho (PSB) anunciou nesta quarta-feira (15), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que mais uma vez protocolou indicação na Mesa Diretora da Casa, solicitando que a governadora Roseana Sarney (PMDB) determine a implantação de uma Unidade do Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Caxias, localizada na Região dos Cocais.

Anteriormente, através da Emenda parlamentar nº 204/09, de sua autoria, fez a mesma solicitação que, infelizmente, foi vetada pela governadora, conforme publicação no Diário da Assembleia no dia 10/12/09. “O IML é um benefício necessário e importante para a cidade de Caxias”, disse.

A parlamentar aproveitou para esclarecer que quando fez a Emenda para construção do IML em Caxias (2009), o então prefeito da cidade, Humberto Coutinho (PDT), ofereceu um terreno com localização (bairro Antenor Viana) e dimensões adequadas para construir o IML, mas mesmo assim o pedido não foi atendido.

Atualmente a deputada Cleide faz parte da CPI da Violência contra a Mulher, e porque ajudou a instalar a Secretaria Municipal da Mulher em Caxias, que teve como sua primeira secretária a atual Presidente da Câmara Municipal, Ana Lúcia Ximenes, recebeu várias denúncias de agressões contra  as mulheres e  por isso compreende a necessidade imperiosa da existência de um IML em Caxias.

Na avaliação de Cleide, a necessidade do IML em Caxias é demonstrada por dados recentes, recebidos da atual secretária da Mulher Dra. Liana Lobato, que realiza um belo trabalho com toda sua equipe técnica e, segundo o relatório, somente em 2012 foram registrados 144 casos de violências e lesões corporais e infelizmente já estão registrados 28 casos de janeiro a maio de 2013.

A Delegacia da Mulher informou ainda que, somente este ano (2013), já ocorreram 20 estupros e 30 casos de lesões corporais, sendo que existem 20 processos parados por falta de exames.

No pronunciamento, Cleide lembrou a todos que o Estado do Maranhão, com 217 municípios, possui apenas três IML’s (São Luis, Imperatriz e Timon) e todos funcionando precariamente, visto que contam com áreas em péssimos estados de conservação e infelizmente com serviços de polícia técnica- cientifica insuficiente para dar a cobertura que estas cidades-polo merecem.

MENSAGEM DO PREFEITO LÉO COUTINHO

Ainda no pronunciamento, Cleide trouxe uma mensagem do atual Prefeito de Caxias Leonardo Coutinho (PSB) que, a exemplo do seu antecessor, o ex-prefeito Humberto Coutinho (PDT), em 2009, também se comprometeu a doar o terreno para construção do IML. “Caxias já tem hoje 160 mil habitantes, é uma cidade-polo que recebe demanda das cidades vizinhas”, assinala.

Então o que nós deputados da oposição podemos fazer é mostrar as várias necessidades e pedir para que as obras sejam realizadas, cabendo a Deus e à governadora realizá-las.

CPI DA MULHER

Cleide Coutinho falou também sobre os trabalhos da CPI da Violência contra a Mulher, da qual faz parte, e que é comandada pela presidente - deputada Francisca Primo (PT), com a participação da vice-presidente - deputada Gardênia Castelo (PSDB), do relator - deputado Roberto Costa (PMDB), da deputada Eliziane Gama (PPS) - autora do requerimento da formação da CPI, do deputado Magno Bacelar (PMDB) e da deputada Valéria Macedo (PDT).

Na análise de Cleide, a CPI da Mulher tem realizado várias reuniões e recebido dados importantes de autoridades competentes no assunto, o que tem estimulado o não encerramento da Comissão. “A presidente Francisca Primo disse ontem (14), na tribuna, que estaremos nos dirigindo para Imperatriz no dia 22. Também marcaremos uma visita para Caxias em data a ser posteriormente agendada”, anunciou a deputada.