Comitiva de deputados visita programas de expansão da Vale no Maranhão

Ribamar Santana / Agência Assembleia
16/05/2013 08h42

Uma comitiva formada pelos deputados Jota Pinto (PEN), Manoel Ribeiro (PTB), César Pires (DEM) e Max Barros (PMDB) visitou, na quarta-feira (15) pela manhã, os programas de expansão do Sistema Norte da Vale, que é formado pela Mina de Carajás, Estrada de Ferro Carajás e o Terminal Portuário da Ponta da Madeira. A comitiva foi acompanhada pelos diretores de Logística e de Relações Institucionais do Sistema Norte da Vale, respectivamente, Luís Fernando Landeiro Júnior e Dorgival Pereira.

O Centro de Educação Profissional Itaqui Bacanga (Cepib) do Serviço Nacional da Indústria (Senai), localizado no bairro da Vila Embratel, com o qual a Vale mantém parceria na área de formação profissional de mão de obra, desde 2009, foi o primeiro programa visitado. “O objetivo desse programa é a absorção da mão de obra dessa região. Uma média de 60 a 70% de nossa clientela, hoje estimada em cinco mil matrículas e que não é exclusiva dessa região, é empregada pela Vale. Oferecemos cursos em diversas áreas com duração que variam de 160 a 1.600 horas”, informou o Diretor Regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva.

Segundo Marco Antonio Moura, a parceria estabelecida com a Vale tem sido sólida e duradoura e se constituído na porta de entrada de jovens, na faixa etária de 18 a 28 anos, no mercado de trabalho, majoritariamente na Vale. “Hoje funcionam 13 salas de aula e vamos expandir para 23, aumentado de cinco para dez mil matrículas/ano nos vários cursos que oferecemos. A nossa parceria com a Vale é um fator de fundamental importância para o desenvolvimento do Maranhão”, avaliou.

Outro programa visitado foi o Parque Botânico da Vale. Está situado no bairro Anjo da Guarda, ocupa uma área de 100 hectares, conta com quatro trilhas ecológicas e desenvolve diversas atividades em parceria com escolas da rede pública estadual e municipal, universidades e órgãos públicos como, por exemplo, programas de educação ambiental e exposições. “Nós funcionamos de terça a domingo e recebemos em torno de nove mil visitantes por mês”, revelou a Gestora do Parque, Gisele.

Após visitar o pátio de desembargue e embarque de minério e grãos e a obra de construção do píer IV que, até 2014, vai ampliar para 150 milhões de toneladas ano sua capacidade de transporte de exportação, a comitiva reuniu-se com os diretores do Sistema Norte da Vale. Na oportunidade, O diretor de Logística, Luís Fernando Landeiro, apresentou dados sobre os indicadores socio-econômicos dos 23 municípios do Maranhão cortados pela Estrada de Ferro Carajás e os investimentos que têm recebidos da Vale nas áreas de saúde, educação e greação de emprego e renda.

Segundo Luís Fernando, de 2011 a 2012, a Vale investiu R$ 83,5 milhões em 381 ações de caráter social realizadas nos 23 municípios situados à margem da Estrada de Ferro Carajás, sendo os mais beneficiados São Luís com 30.71%, Arari com 16.1% e Buriticupu com 7,6%. “Para este ano temos orçado R$ 118 milhões para aplicar nesses municípios e estimamos investir, de 2013 a 2017, R$ 653 milhões em ações sociais. Para nós de nada vale expandir a Vale se não houver, ao mesmo tempo, um forte retorno social. Agradecemos a disponibilidade dos deputados de virem conhecer nossas ações e estamos de portas abertas para o diálogo com a classe política”, afirmou.

Os deputados Manoel Ribeiro e Max Barros cobraram mais investimentos da Vale no Maranhão. “Acho muito positivo que o vimos hoje, mas ainda é pouco e o Maranhão precisa de muito mais e vou cobrar mais”, declarou Manoel Ribeiro. “Temos orgulho de ter a Vale instalada no Maranhão. Reconhecemos que é uma empresa com tecnologia de ponta e capaz de concorrer com qualquer outra do mundo, mas o Maranhão precisa que ela nos dê mais retorno social”, avaliou Max Barros, acrescentando que há um estudo para adoção de um imposto diferenciado para a Vale, que seria proporcional à agregação de valor aos insumos que comercializa.

O deputado César Pires avaliou como muito positiva a atuação da Vale no campo educacional, destacando os cursos de formação profissional ofertados numa área muito carente como é a região Itaqui Bacanga. “É uma ação muito válida porque contribui para o desenvolvimento intelectual e prepara mão de obra para o mercado de trabalho”, observou.

Para o deputado Jota Pinto, a visita foi extremamente proveitosa porque fez com que os deputados conhecessem as ações desenvolvidas pela Vale, o que julga muito importante. “Hoje conhecemos as ações da Vale, mas precisamos também conhecer de outros grandes empreendimentos como a Alumar, a Emap etc. E vamos conhecê-los e cobrar que façam mais pelo Maranhão”, comentou.