César Pires destaca diálogo do governo para atender reivindicação de professores

Agência Assembleia
20/05/2013 19h55

O deputado César Pires (DEM) destacou, na sessão desta segunda-feira (20), o esforço do governo do Maranhão para dialogar com todos os segmentos do magistério e tentar atender às reivindicações formuladas pelos professores que trabalham na rede oficial do Estado.

Ele frisou que, na condição de líder do Governo na Assembleia Legislativa, vem acompanhando atentamente as negociações travadas pelo governo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).

“Nós, como líder de Governo, recebemos o documento construído pelo Governo do Estado intermediado pela Secretaria de Administração, para que o Sinproesemma pudesse levar ao conhecimento dos seus pares, e dada a liturgia que aquele organismo se pauta, que é de socializar as suas informações obedecendo a convocações da mesma ordem que foi feito a greve, desmontar também o sistema de greve e para isso, segundo eles, vão levar pelo menos 19 reuniões no interior, para que possa ser reconhecido de volta o não estado de greve”, afirmou o deputado.

Ele explicou que, na ultima reunião que participou como representante da Assembleia Legislativa, com representantes do Sinproesemma e do governo do Estado, foram definidos níveis para a tabela de recomposição salarial dos profissionais do magistério e a  promoção e titulação serão feitas ‘in totum’, no mês de agosto, segundo pactuou o Sinproesemma na negociação com o governo do Estado.

“Restam ainda, segundo eles, 1.500 promoções e 1.500 titulações. Promoções são aquelas pessoas que já tem nível superior, ingressaram com nível médio óbvio, mas podem ascender a receberem como nível superior. A titulação são aquelas pessoas, que fizeram pós-graduação lato sensu, que são as especializações, e stricto sensu, que são os mestrados e os doutorados. Ficou também pactuada a descompressão da tabela até a Referência 14”, frisou César Pires.

Ele acrescentou, em seu esclarecimento, que o governo também negociou com o Sinproesemma que não haverá mais a redução de carga horária quando os professores completarem 50 anos de idade e não de serviço. Os que tiverem direito adquirido ganham; os que não tiverem não ganharão mais. Foi o que ficou pactuado em relação a esta situação.

“Posso garantir que foi, sem sombra de dúvida, a melhor negociação que o Sinproesemma fez e o melhor ganho que a classe de professores teve durante muitos anos, independentemente dos governos que antecederam esse momento atual. Eu fico feliz porque participei da negociação, sempre me recusei e vou continuar me recusando a votar contra os professores, dei a minha parcela de contribuição sem perder de vista a contribuição forte que teve o senhor Fábio Gondim, o senhor secretário de Educação, Dr. Pedro Fernandes, o secretário do Gabinete Civil, Dr. João Abreu e o próprio Dr. João Bringel, quando tivemos a oportunidade também de trabalharmos sobre isso”, discursou César Pires.

Ele fez referência ainda à prudência e à tolerância da Oposição e à postura adotada pelo sindicato dos professores: “Portanto, eu quero parabenizar o Governo do Estado, que embora tenha demorado poucos dias, a greve do Sinproesemma foi uma greve ordeira, sem aula evidentemente, mas sem estardalhaço, sem quebra-quebra, cada um assumindo o seu papel diante dessa nova realidade”, ressaltou o líder do Governo na Assembleia Legislativa.