Deputados discutem com prefeitura a proposta "Pacto por São Luís"

Jéssica Barros / Agência Assembleia
27/05/2013 15h01

Deputados discutem com prefeitura a proposta "Pacto por São Luís"

A Prefeitura de São Luís reuniu Governo Federal, Governo do Estado, deputados, empresários e sociedade civil organizada, na manhã desta segunda – feira (27), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, para apresentação da proposta do Pacto por São Luís.

Além do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Jr, também estiveram presentes no evento: o secretário do governo, Rodrigo Marques; o deputado federal Simplicio Araújo; o presidente da câmara municipal, Isais Pereirinha; o secretário de comunicação, Márcio Jerry; o reitor do IFMA, professor Roberto Brandão; o presidente da OBA – MA, Mário Macieira; o presidente da FIEMA, Edilson Baldez; representando a academia maranhense de letras, Joaquim Tapari e o coordenador do movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra.

Os deputados de oposição ao governo, Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT) Othelino Neto (PPS/MD) estiveram presentes na reunião. O deputado Rubens Pereira Jr (PC do B) também esteve no evento, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo.

“Nós estivemos aqui antes com o prefeito Edvaldo Holanda Jr assinando compromisso de que se ele fosse eleito iria cumprir tudo aquilo que tinha sido recomendado pelo movimento Nossa São Luis. E agora vejo que já começa a fazer sua parte com esse grande passo”, declarou o deputado Rubens Pereira Jr.

O pacto é uma ação de compartilhamento de responsabilidades em prol do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida de São Luís. A convocação das três esferas administrativas de governo, empresários e sociedade civil amplia o viés democrático, participativo e mobilizador da atual gestão, proposta defendida pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior ainda durante a campanha eleitoral.

O Pacto por São Luís foi elaborado como forma de valorizar a contribuição da sociedade no processo de tomada de decisões sobre os mais diversos aspectos. A participação e contribuição do cidadão vai se efetivar em vários eventos, com destaque na elaboração do Planejamento Participativo (PPA) 2014-2017.

“É na intenção de melhorar a nossa cidade, a nossa querida São Luís que propomos o Pacto. Não chegamos aqui por acaso, aqui estamos porque temos trilhado caminho de forma serena, segura e transparente, com a convicção de que temos nos dedicado para chegarmos ao nosso destino, planejando as melhores soluções para os problemas de nossa cidade”, declarou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr.

O deputado Federal Simplicio Araújo disse que dará apoio total ao Pacto: “Nós temos que avançar e essas novas práticas e atitudes são essenciais.”

Outros objetivos do Pacto por São Luís:

* Contribuir para construção de metas, monitorar ações e resultados a serem estabelecidos e buscados pela administração municipal, com vistas ao desenvolvimento sustentável de São Luís;

* Apoiar e contribuir com os processos de planejamento em busca do desenvolvimento do município de forma articulada com as estratégias do estado e do país;

* Fomentar a criação de espaços de diálogo com vistas a formular estratégias políticas, implantar programas, projetos e ações que visem o desenvolvimento do município e região;

* Fomentar a cultura da co-responsabilidade, da cooperação e da cidadania;

* Estimular a geração de novas iniciativas de gestão compartilhada em setores e temas de importância para o desenvolvimento do município;

* Articular o conjunto dessas iniciativas integrando-as de forma que todas convirjam para os objetivos estratégicos do desenvolvimento integrado e sustentável de São Luís.