Vianey participa da abertura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Agência Assembleia
28/05/2013 12h09

Vianey participa da abertura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Autoridades na área da Saúde de todo o Brasil participaram da abertura do primeiro Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, realizada na noite desta segunda-feira (27) no Rio Poty Hotel, em São Luís. A ideia é discutir durante dois dias os desafios regionais para a consolidação do SUS, Sistema Único de Saúde, criado pela Constituição Federal de 1988. A deputada Vianey Bringel (PMDB) representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB).

Em seu pronunciamento, o secretario de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, destacou as dificuldades para a efetivação do princípio básico do SUS, que é saúde para todos. Especialmente a saúde básica para os maranhenses dos 217 municípios do Estado.

O encontro vai discutir ainda assuntos ligados às políticas públicas de Saúde, com um olhar voltado para o financiamento e investimento diferenciado para as regiões Norte e Nordeste do País. A intenção é possibilitar aos gestores a qualificação necessária para o encaminhamento de ações.

A programação, que segue até o dia 29, quarta-feira, conta com oficinas, cursos, palestras e troca de experiências nos diversos estandes das secretarias municipais de saúde montados no local do próprio evento. Representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Vianey Bringel falou que é imprescindível o comprometimento das lideranças do governo com a efetivação das leis já aprovadas em saúde. No fim dos debates, as propostas e sugestões formarão um documento oficial para ser entregue ao Ministério da Saúde.

“Esse congresso é um momento muito oportuno. A gente sabe que a situação da saúde é grave em todo país. Espero que nesses dois dias de debates nós possamos encontrar um caminho que possa pelo menos amenizar alguns problemas como a falta de médicos, leito hospitalar e pessoas capacitadas para o atendimento direto,” disse a deputada Vianey Bringel.