Hélio Soares quer implantar política educacional empreendedora nas escolas

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
28/05/2013 17h48

Hélio Soares quer implantar política educacional empreendedora nas escolas
Foto original

 

O deputado Hélio Soares (PP) destacou, na sessão desta terça-feira (28), o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a instituição da política empreendedora nas escolas da rede pública e privada do Maranhão.

 

De acordo com a proposição, o programa - que será desenvolvido no período de férias dos estudantes, divididos em dois turnos conforme o calendário do ano letivo das escolas - tem como objetivo inserir nas escolas ações pedagógicas para o desenvolvimento do espírito empreendedor, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, através de inclusão social dos jovens nas localidades dos seus domicílios.  

 

“Isso significa que cada gestor tem que fazer um diagnóstico do município que ele vai administrar, para primeiro saber qual a capacidade de desenvolvimento de cada atividade de seu município. Então, é importante que, já nas escolas, as crianças e os jovens procurem se adaptar a esse desenvolvimento, porque as crianças de hoje, serão os políticos de amanhã”, enfatizou Hélio Soares.

 

Além disso, o programa também tem como meta incentivar a autonomia financeira e o surgimento de negócios inovadores; desenvolver nos alunos o conjunto de competências para a tomada de decisão, traçar planos e organizarem os recursos necessários para chegar ao sucesso; dispor sobre a importância da escolaridade no mercado de trabalho; elaborar plano de negócios; visitar as empresas; identificar parcerias e capacitação de recursos e realizar afeira do jovem empreendedor, que pretende mostrar na prática o que foi desenvolvido durante as aulas.

 

Ainda de acordo com o projeto, o poder público fica autorizado a firmar parceria com o Sebrae, Cemar e o Cemac, e outras instituições que possuam atividades-fins, para participação da PEE (Política Educacional do Empreendedorismo) com aulas sobre a temática do empreendedorismo e suas vinculações com o mundo educacional.

 

Hélio Soares afirmou que o desenvolvimento da política educacional do empreendedorismo servirá para os gestores tomarem consciência que o instrumento é público e tenham compromisso com o desenvolvimento do Estado através do empreendedorismo.


Banner