Deputado Othelino Neto destaca lançamento do Pacto por São Luís

Assecom / Othelino Neto
28/05/2013 18h02

O deputado estadual Othelino Neto (PPS/MD) registrou, na tribuna da Assembleia, na manhã desta terça-feira (28), a reunião que lançou o Pacto por São Luís, comandada pela Prefeitura de São Luís, com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de deputados estaduais, do deputado federal Simplício Araújo, de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Movimento Nossa São Luís, da OAB (Ordem dos Advogados), do Ifma (Instituto Federal do Maranhão), etc.

Segundo Othelino, o pacto tratou-se de um momento marcante, onde o prefeito Edivaldo Holanda Jr chamou a sociedade civil para participar e acompanhar as ações da Prefeitura de São Luís como uma forma de demonstrar a transparência, que é necessária na gestão pública. “Foi uma ocasião de mobilização para que todos, independente de coloração partidária, estejamos unidos em prol da cidade, que já sofre com problemas de uma capital que já atingiu mais de 1 milhão de habitantes e que, portanto, precisa realmente de uma grande ação conjunta de todos os setores governamentais e não governamentais para que possamos dar soluções mais rápidas a essas demandas”, disse o parlamentar.

Durante o pronunciamento, Othelino lamentou as ausências do governo do Estado e do reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, na reunião. “Essas ausências sinalizam, de forma ruim, que essas duas instituições, através das suas direções, não estão dando a devida atenção para este pacto que precisa ser feito por São Luís. Quanto ao governo do Estado, já não me surpreende mais esses gestos de desatenção com a capital maranhense”, disparou o deputado.

OBJETIVOS DO PACTO

O Pacto por São Luís consiste na definição de ações, através de discussão e planejamento da cidade, que serão incorporadas ao Plano Plurianual (PPA). A característica mais importante é o acompanhamento dessa agenda de ações pela sociedade civil organizada. Entre as instituições que já estão engajadas está o Instituto de Cidadania Empresarial através do Movimento “Nossa São Luís”.

Entre os investimentos está o asfaltamento de vias do polo Coroadinho, a entrega de mais 500 títulos de propriedade, que será realizada na primeira quinzena de junho, e a celebração de convênio com o Governo Federal no valor de R$ 100 milhões para pavimentação de ruas e avenidas da capital.