Arnaldo Melo participa da entrega do novo cais do Porto do Braga, na Raposa

Agência Assembleia / informações da Assecom do Governo do Maranhão
29/05/2013 16h31

Arnaldo Melo participa da entrega do novo cais do Porto do Braga, na Raposa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), participou, ao lado governadora Roseana Sarney, do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, e do prefeito Clodomir Oliveira, da inauguração, nesta quarta-feira (29), das obras de reconstrução, melhoria e urbanização do Porto do Braga, no município da Raposa. A inauguração, que é mais uma etapa do Governo Itinerante, também contou com a presença de vereadores, lideranças comunitárias e de secretários de Estado.

Segundo a governadora, a obra vai melhorar a navegabilidade e, consequentemente, dar mais condições de trabalho ao pescador. "O Viva também tem um cais que foi destruído e nós vamos reconstruir e fazer uma ligação entre ele e o que estamos inaugurando hoje. Então, aqui os pescadores vão poder sair para o mar a qualquer hora e terão melhores condições para pescar, para vender mais e melhorar a renda”, disse a governadora Roseana Sarney. Ela acrescentou que a obra, além de deixar a cidade mais bonita, vai incrementar o turismo e a economia, possibilitando melhor infraestrutura para o trabalho dos pescadores.

Na cidade foi entregue também o sistema de abastecimento de água do Residencial Vista do Mar e anunciada a implantação de uma bomba de combustível para abastecer as embarcações de pescadores com preço até 60% menor. Na ocasião, o secretário Luis Fernando Silva anunciou a autorização para abertura de licitação para obra de duplicação da MA-203 - no trecho a partir do Colégio Marista.

A governadora Roseana Sarney também autorizou a elaboração de um novo projeto para reconstrução do Viva Raposa, atendendo solicitação feita pela população.

CAIS

A obra no cais do Porto do Braga, que foi totalmente reconstruído, incluiu a construção de quatro píeres (ancoradouros) com 28,40 metros cada, um deck de 48 metros, além de pavimentação de 400 metros e urbanização da área do porto. Também foram feitos 300 metros de obras de contenção. O valor investido foi de R$ 3.951.716,81.

A obra realizada no cais foi destacada pelo presidente da Colônia de Pescadores de Raposa, Edberto Freitas. “Além da paisagem que ficou mais bonita, melhorou a ancoragem dos barcos e todo o trabalho dos pescadores. Hoje, Raposa tem uma produção diária de 10 mil toneladas de pescado, que envolve o trabalho de cerca de seis mil famílias”, contou Edberto Freitas. A colônia de pescadores tem mais de seis mil sócios, de um total estimado de 10 mil pescadores que trabalham no município, segundo informou o presidente.

MAIS AÇÕES

O governo itinerante levou ainda para o município ações desenvolvidas por diversas secretarias de Estado. Na unidade móvel do Viva Cidadão, por exemplo, foram disponibilizados serviços de expedição de documentos diversos, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Título de Eleitor, que beneficiou pessoas como a dona de casa Juliene Pinheiro, que estava esperando uma oportunidade para tirar a carteira de identidade e CPF da filha, Karliene Pinheiro, de 4 anos. “A oportunidade chegou agora com o Viva na cidade, onde os documentos são tirados com rapidez e sem custo para as famílias”, observou.

No Centro de Saúde Bom Viver, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizou prestação de serviços médicos em várias especialidades. Entre eles, consultas dermatológicas, clínica médica, pediatria, exames laboratoriais, de glicemia, colesterol e PSA - este último destinado ao público masculino para avaliar e diagnosticar as condições da próstata.

No município, a SES também realizou triagem de pacientes para diagnóstico da necessidade de realização de cirurgias de catarata e pterígio. A população, também, pode ser imunizada contra o vírus da gripe HIN1 e colocar a carteira de vacinação em dia, com a ajuda de equipes da Vigilância Epidemiológica que estarão a postos para prestar o atendimento.