Raimundo Louro participa da instalação do Plano Safra em Pedreiras

Assecom / Raimundo Louro
05/06/2013 09h49

Foi lançado no último domingo (3), na Colônia dos Pescadores de Pedreiras, o Plano Safra de Pesca e Aquicultura do Governo Federal. No lançamento, o deputado Raimundo Louro (PR) esteve acompanhado do prefeito da cidade, Totonho Chicote; do secretário municipal de Agricultura, Aldo Gomes; do presidente da Associação dos Pescadores, Francisco Alves da Cruz (Telaquente); do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivo Gonçalves; do deputado federal Cleber Verde (representante no Congresso do Ministério da Pesca); superintendente da Pesca e Aquicultura, Júnior Verde; do vice-prefeito de Trizidela do Vale, Vinícius Louro; do presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, Robson Rios; dos vereadores Elcinho, Filemon Neto, Marcus Louro , Everson Veloso, da secretaria municipal de Assistência Social, Sys Day Raposo; do assessor do gabinete da Prefeitura, Paulo Rogério; e de toda a comunidade de pescadores do município.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013-14, é um instrumento para tornar mais efetivas as políticas públicas econômicas e sociais do Governo Federal. O objetivo é ampliar o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo. Este Plano vai implantar novos parques aquícolas em lagos e represas na região preservando o Rio Mearim. Por meio de diversas linhas de crédito, os pequenos pescadores e aquicultores poderão investir em novas estruturas, equipamentos e barcos.

Pescador há mais de 10 anos nas águas do Mearim, Renato Rodrigues está otimista com a nova abertura de crédito pelos bancos públicos e espera um melhor faturamento, após investimentos no seu negócio. "Para mim é muito importante essa valorização do profissional da pesca, estou achando ótimo e espero logo que os recursos cheguem para que a gente possa melhorar nossa pesca", relatou o pescador.

No lançamento do Plano Safra da Pesca em Pedreiras foi anunciado também a vinda de uma retroescavadeira e de um trator de esteira, parceria do município com o deputado estadual Raimundo Louro e deputado federal Cleber Verde. Esteve na pauta da reunião, a criação da identidade do pescador para que eles possam ter acesso as linhas de crédito.

Para o presidente da Colônia dos Pescadores, Francisco Alves, esse é o momento de acreditar nas políticas públicas que irão beneficiar a classe de pescadores. "Eu acredito muito nesse Plano Safra, ele trará mais oportunidades, recursos para que os nossos pescadores tenham melhor renda e possam desenvolver seu negócio", disse.

É com essa perspectiva de crescimento e otimismo que a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura também vê a instalação desse importante projeto. "Estamos vivendo um momento importante de desenvolvimento na nossa cidade, isso só vem melhorar o padrão de vida dos nossos pescadores fortalecendo nossa economia", declarou Aldo Gomes, secretário municipal de Agricultura.

A pesca e a aquicultura são atividades fundamentais para a inclusão social. Hoje, cerca de 1 milhão de trabalhadores brasileiros tiram sua renda do pescado. O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa inédito do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda. Serão disponibilizados mais de R$ 4 bilhões em crédito e investimentos para fortalecer o setor pesqueiro, tornando-o mais produtivo, competitivo, inclusivo e sustentável.

Garantir que estes recursos cheguem até o município é o compromisso de um gestor que está comprometido com o seu povo e que busca parcerias estaduais e federais para garantir que os recursos cheguem ao município, foi o que afirmou o prefeito Totonho Chicote.

"Pedreiras vive um momento de crescimento, dar melhores condições a classe dos pescadores da região é um compromisso nosso, parceria com o prefeito Totonho e com o deputado federal Cleber Verde. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que os recursos do Governo Federal possam beneficiar as famílias que vivem da pesca no nosso Rio Mearim. Em dois anos de mandato consegui viabilizar 84 milhões de reais em recursos para projetos na região do Médio Mearim e vamos continuar trabalhando para que a nossa região continue crescendo", afirmou o deputado Raimundo Louro.

Atualmente a Colônia de Pescadores de Pedreiras conta com mais de 200 pescadores cadastrados, com a instalação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura os beneficiados terão treinamento dos assistentes técnicos para que o trabalho se torne mais eficiente e que todos tenham oportunidade de ganhar com o crescimento dessa cadeia produtiva.