Comissão de Direitos Humanos da Assembleia discute conflito de terra

icone-whatsapp
Assecom / Eliziane Gama
05/06/2013 11h37

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia discute conflito de terra
Foto original

 

A Comissão de Direitos Humanos e das Minorias realizou na manhã desta quarta-feira (5) de junho mais uma reunião ordinária com o objetivo de discutir os conflitos agrários no Maranhão.

 

A presidente da Comissão, deputada Eliziane Gama (MD) e o deputado Bira do Pindaré (PT) receberam grupos de lavradores de duas comunidades de São José de Ribamar que estão sendo ameaçadas de despejo.

 

O primeiro grupo era formado por lavradores da localidade de Engenho que denunciaram grilagem de terras e conflitos agrários envolvendo um ex-deputado.

 

Segundo os lavradores, as famílias residem na localidade há mais de 100 anos e trabalham com o cultivo de hortaliças.   Eles denunciam que capangas continuam ocupando a área e intimidando os lavradores.

 

No mês passado a CDH fez uma visita in loco a área e verificou documentos apresentados pela comunidade, entre eles, um registro de nascimento de pessoas que nasceram na própria localidade.

 

Os parlamentares também receberam uma comitiva formada por moradores do Bairro Jota Lima que estão sendo ameaçados de despejo por supostos donos da área.  A deputada Eliziane Gama informou que a CDH vai acompanhar a situação e buscará informações junto aos órgãos competentes.

 

 


Banner