Desenvolvimento só é possível se houver foco no meio ambiente, diz Eliziane

Assecom / Eliziane Gama
05/06/2013 15h12

Buscar o desenvolvimento sustentável e soluções para os problemas do meio ambiente. Este foi o foco do pronunciamento da deputada Eliziane Gama (MD) sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado nesta quarta-feira, dia 5 de junho. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo e desde então tem sido momento de reflexão.

“Hoje é dia de debater os impactos ambientais e o princípio da sustentabilidade com o objetivo de manter a qualidade de vida e garantir a existência das próximas gerações. Sabemos que o desenvolvimento só será efetivo se for com a responsabilidade ambiental”, enfatizou Eliziane Gama.

Na tribuna, a parlamentar destacou a importância da preservação do ecossistema e do uso dos recursos naturais com responsabilidade e respeito. Ela citou como exemplo a situação das 23 cidades por onde passa a ferrovia e os empreendimentos da Companhia Vale.

“Temos percebido que o investimento econômico está acontecendo, porém, sem o olhar e investimento social, para a garantia da expectativa de vida daquelas comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e nativas por onde a ferrovia passa”, alertou.

Eliziane Gama também falou sobre os problemas de saneamento básico. “São Luís é a 5ª capital do Brasil em doenças diarréicas e respiratórias, porque não temos um programa de saneamento básico à altura e nem tratamento do esgotamento sanitário. O que temos são valas abertas, colocando em risco a vida de crianças”, lamentou.

ÁGUA

A preservação da água no planeta e a perfuração de poços artesianos no Maranhão foram alguns dos pontos abordados pela parlamentar. Segundo a deputada, já existem problemas na salubridade da água em localidades do Maranhão em que a perfuração de poços é desordenada, inclusive na Região Metropolitana de São Luís.

“Em São Luís e municípios como Paço do Lumiar e Raposa já vamos começar a ter problemas com escassez de água, pois o que temos é uma perfuração de poços exagerada, sem critérios, e a normatização técnica, o que gera contaminação do lençol freático, salinização e contaminação de água”, advertiu.

Eliziane Gama também alertou que a maioria dos rios de São Luís está sofrendo com o assoreamento e a poluição. “Os sete rios da capital estão assoreados e não está sendo feito nada para garantir a preservação”, frisou.

LIXO

Outra preocupação da deputada é referente à destinação do lixo. Eliziane Gama destacou a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a eliminação das unidades de destinação inadequada no Brasil, principalmente dos lixões, até 2014. Para Eliziane Gama, a reciclagem do lixo representa uma alternativa e fonte de renda para as famílias e precisa ser potencializada.

“Embora tenhamos um plano estadual e municipal, não há até o presente momento um planejamento estratégico para a eliminação de lixões e o reaproveitamento do lixo, muito menos uma política de reciclagem”, finalizou.