Sinproessema agradece apoio dos deputados de oposição na Assembléia Legislativa

Agência Assembleia
06/06/2013 16h01

Sinproessema agradece apoio dos deputados de oposição na Assembléia Legislativa

Representantes do Sindicato do Professores do Estado do Maranhão – Simproessema estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (6), na Sala das Comissões, com a bancada oposicionista da Assembleia Legislativa. Os professores foram recebidos pela Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações do Trabalho, presidida pelo deputado Othelino Neto (PPS). Estiveram também presentes os deputados Gardênia Castelo (PSDB), Carlinhos Amorim (PDT), Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Valéria Macedo (PDT) e Bira do Pindaré (PT).

Na oportunidade, o presidente do Simproessema, Júlio Pinheiro, fez um rápido relato da histórica luta dos professores pela aprovação do Estatuto do Educador e da resistência do governo em não aprovar esse instrumento. Segundo Júlio, o primeiro projeto do Estatuto do Educador, construído nas bases da categoria, foi apresentado ao governo do Estado no ano de 2009, mas o governo não demonstrou nenhuma vontade política em aprovar o documento que, segundo ele, representa uma atualização do Estatuto do Magistério exigida pelo Conselho Federal de Educação.

O presidente do Sinproessema alertou ainda para a necessidade de concursos na área do magistério, pois em 2014 cerca de 10 mil educadores estarão se aposentado e caso não haja concursos e novas contratações a rede estadual de ensino não vai funcionar. O Estatuto do Educador contempla todas as promoções, titulações e progressões da categoria. Conforme Júlio Pinheiro, um grande número de professores está apenas no aguardo das progressões para se aposentar. “Temos professores com 70 anos de idade e 35 anos de serviço”, informou. No final, Júlio Pinheiro agradeceu o apoio dos deputados de oposição, segundo ele fundamental na luta da educação pública. O presidente da Comissão de Administração, deputado Othelino Neto criticou “a falta de compromisso do governo com a educação pública de qualidade.

O Estatuto do Educador, distribuído em três projetos de lei, deve ser votado e aprovado na Assembléia Legislativa na próxima segunda-feira.