AL se compromete a lutar pela implantação de Vara da Mulher em Pedreiras

Ellen Serra / Agência Assembleia
07/06/2013 13h32

AL se compromete a lutar pela implantação de Vara da Mulher em Pedreiras

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), anunciou nesta sexta-feira (7), durante a instalação da Jornada de Integração Legislativa em Pedreiras, que lutará junto ao governo do Estado pela instalação de Vara Especializada na Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na localidade.

A declaração foi feita após explanação da promotora de Justiça da comarca Pedreiras, Sandra Soares Pontes, que revelou dados alarmantes com relação aos processos na área de violência contra a mulher na região.

Segundo ela, a comarca de Pedreiras, que engloba ainda os municípios de Trizidela do Vale e Lima Campos, tem cerca de 700 processos relacionados aos casos de violência contra a mulher. “E além deles, ainda são analisados muitos outros, portanto, não conseguimos dar a devida importância a esses casos”, explicou.

Além de endossar a causa, Arnaldo Melo, sugeriu também a criação de uma Frente Parlamentar para tratar de assuntos da defesa dos direitos e proteção das mulheres.

“É uma proposta que estamos recomendando durante a Jornada de Integração Legislativa, pois nós temos sim que proteger as pessoas mais frágeis. Recebemos o voto para representar o povo. Precisamos debater, criar um pacto e desenvolver políticas públicas melhores e unificadas”, disse Arnaldo Melo.

ABERTURA

Iniciando os trabalhos da Jornada de Integração Legislativa, o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, voltou a destacar a importância do Poder Legislativo no sistema político brasileiro e o momento de reafirmação da credibilidade pelo qual ele passa.

“Nossa classe vive um momento de descrédito, onde todas as instituições, sem exceção, estão corroídas. Precisamos resgatar nossa credibilidade. Temos esta missão de representar uma geração político-administrativa próspera”, declarou Melo.

O prefeito de Pedreiras, Francisco Fernandes Silva, ressaltou que a iniciativa foi acertada, já que possibilitará o compartilhamento de experiência entre os legisladores, ao mesmo tempo em que mostrará a responsabilidade de cada agente público (prefeito e vereador).

Charles Frederick Maia Fernandes e Eudina Costa, prefeitos de Trizidela do Vale e Bernardo do Mearim, respectivamente, elogiaram a ação e pontuaram que o evento é apenas um ponto de partida para o fortalecimento do Poder nos âmbitos estadual e municipal.

“A iniciativa nos trará muitos benefícios, parcerias que nos ajudarão no dia-a-dia dos trabalhos nas Câmaras Municipais”, destacou Eudina Costa.

Ainda sobre a ação, a promotora de Justiça, Sandra Pontes, parabenizou a Assembleia por se deslocar às regionais levando a “experiência do Legislativo Estadual e sentindo as necessidades de cada realidade”.

O deputado Raimundo Louro (PR) avaliou como louvável a iniciativa, pois contribui para a melhoria da convivência entre os legislativos, bem como dos trabalhos inerentes ao processo legislativo.

Participaram, ainda, os presidentes das Câmaras Municipais de Pedreiras, Robson Portela; de Trizidela do Vale, Francisco Martins Pereira; de Lima Campos, Jaime Silva de Andrade; a ex-deputada e vice-prefeita de Pedreiras, Fátima Vieira; o vice-prefeito de Trizidela do Vale, Marcus Vinicius Louro e vereadores de todos os municípios que compõem  a regional do polo Pedreiras.

Conforme o cronograma de encontros regionais, a Jornada de Integração Legislativa tem continuidade no dia 11 de junho, na cidade de Chapadinha, e 12 de junho, em Barreirinhas.