Corrupção e falta de compromisso motivam protestos, diz Eliziane Gama

Assecom / Eliziane Gama
18/06/2013 14h34

Corrupção e falta de compromisso motivam protestos, diz Eliziane Gama

Corrupção e falta de compromisso com a coisa pública motivam os protestos em todo o país. Desta forma a presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias (CDHM), deputada Eliziane Gama (MD)  alertou que as manifestações ocorridas em todo o Brasil são geradas pela indignação com os problemas na área da saúde, educação e desvio de verbas públicas.

“Estamos vivendo hoje no Brasil algo semelhante às Diretas Já e ao Movimento de Impeachment do Collor. Essas manifestações não são apenas acerca da mobilidade urbana no Brasil que é um problema grave. Todas essas manifestações também são contra a corrupção e a falta de compromisso com a coisa pública no país, passando pela saúde, educação, transporte público e também pela questão agrária”, acrescentou Eliziane Gama.

A parlamentar informou que já estão sendo agendados, através das redes sociais, protestos na capital maranhense. Para a deputada, os Governos, principalmente o governo municipal de São Luís, precisam encontrar soluções urgentes para o transporte público e outras situações graves que acarretam a população.

“Espero que especialmente o governo municipal desta cidade, que tem a responsabilidade pelo transporte público, possa apresentar alternativas para a situação de mobilidade de São Luis sob pena de estarmos aí vivenciando não somente na previsão para amanhã, mas nos próximos dias manifestações semelhantes as que ocorrem em todo o país”

A deputada aproveitou o discurso para pedir mais sensibilidade dos colegas parlamentares às reivindicações da população.

“Que tenhamos mais sensibilidade às manifestações e às reivindicações da sociedade civil organizada, que têm chegado à Casa do Povo, como uma forma de buscar uma resposta para o seu grito, suas ansiedades e reivindicações tão pertinentes e importantes”, completou.

DIREITO A TERRA

Na tribuna a parlamentar também destacou a mobilização realizada desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (18) pelos trabalhadores rurais maranhenses em um movimento chamado “Grito da Terra Maranhão” (GTM). O objetivo da manifestação é propor políticas públicas adequadas ao desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza no meio rural.

“O grupo já está no INCRA na tentativa de encontrar saídas as lutas históricas, como o direito a garantia da terra, a reforma agrária com dignidade, a redução de mortes no campo, porque esses são problemas graves no Maranhão”, esclareceu.

No fim da manhã, a deputada Eliziane Gama foi a Sede do Incra se solidarizar com o movimento e conversar com os líderes do GTM.

“No Maranhão temos dezenas de homens e mulheres ameaçados de morte pela pistolagem e grileiros de terras. Se não houver atenção realmente responsável do Estado, o que vamos ter a cada dia são protestos e mais protestos”, reforçou.

Eliziane Gama aproveitou para pedir que o Governo do Estado reveja o veto ao projeto da ex-deputada Helena Heluy e reapresentado por ela, que impede os despejos forçados no Maranhão.

“A todo o momento são expedidas liminares contra ocupações de 40 anos, 50 anos como se fossem realmente ocupações novas. O que é gravíssimo!”, assegurou.