Neto Evangelista destaca manifestações que se espalham pelo país

Nice Moraes / Agência Assembleia
19/06/2013 13h19

Neto Evangelista destaca manifestações que se espalham pelo país

O deputado Neto Evangelista (PSDB), em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (19), destacou as manifestações que estão ocorrendo em vários estados brasileiros, onde a população está indo às ruas protestar pelo não reajuste das tarifas do transporte público, melhorias na saúde, segurança pública, educação e pelo fim da corrupção no país.

“Muito me orgulha que o povo brasileiro, sobretudo a juventude da minha geração, possa estar indo para as ruas lembrando a época dos caras pintadas, quando colocaram o Collor para fora do Palácio do Planalto e lembrando a época dos movimentos da década de 80, das ‘Diretas Já’. O Brasil acordou; o Brasil cansou do que vem sendo aplicado nas políticas públicas aqui no nosso país”, disse Neto Evangelista, fazendo um apelo aos movimentos que estão sendo planejados em São Luís, a exemplo do Grito da Terra Maranhão, que iniciou ontem, e o protesto pela Mobilidade Urbana, que acontece hoje, cuja concentração será na Praça Maria Aragão.

Neto Evangelista lembrou que a melhoria na Mobilidade Urbana de São Luís foi promessa feita pelo prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior durante a campanha eleitoral, mas até o momento nenhum relatório sobre como trabalhará essa questão foi realizado. “Eu só peço que esses movimentos sejam realizados em paz, sem violência, sem vandalismo. Aqueles que estiverem nesses movimentos interessados em depredar o patrimônio público e privado devem ser penalizados pela polícia, devem ser presos, mas, como a maioria é composta por estudantes - que estão atrás de dias melhores para sua geração e para gerações futuras - peço que continuem fazendo os movimentos pacíficos, em paz”, disse o parlamentar.

“VEM PRA RUA”

Ao finalizar a sua fala, Neto Evangelista leu uma carta escrita pelo cantor maranhense, integrante da banda Argumento, que na sua página da rede social relata o sentimento da juventude em relação ao que vem acontecendo com o Brasil. A seguir trechos da carta intitulada “Vem para rua”:

A simbólica vaia que a Presidenta Dilma recebeu na abertura da copa das confederações, prenunciava que a era dos aplausos injustificados ao Executivo finalmente chagara ao fim. Os centavos de passagem a mais, empurrados de goela abaixo do cidadão de algumas capitais, foram a gota d’água para que a juventude pudesse sair às ruas e demonstrar o movimento que se estendeu no País inteiro, porque o que se vende nas propagandas governamentais está longe de condizer com a realidade; aqui estamos todos sufocados pelo câncer da corrupção.

O que temos que decidir é se vamos continuar a pregar a política que vem sendo adotada no país ou se vamos mudar os rumos da nossa República, que infelizmente entrou no rumo da corrupção. Não se espante se o Brasil perder a Copa do Mundo. Não sou contra a Copa do Mundo, acho que a Copa do Mundo traz muitos benefícios ao país, mas aí nos questionamos: por que esse ano tem R$ 30 bilhões para gastar com construção de estádios e ano passado não tinha R$ 30 bilhões para gastar com construção de casas, não tinha R$ 30 bilhões para gastar com educação? Por que, senhor presidente? Por que quando tem um grande evento no país esportivo existe bilhões e bilhões de reais e em outros anos não existe? Onde estava esse dinheiro? Essa é a minha revolta, essa é a revolta da minha geração e essa é a revolta que ficará marcada neste milênio com a juventude nas ruas, de cara pintada. Muito obrigado, senhor presidente.