Bacelar elogia movimento popular e destaca conquistas do Governo do MA

Agência Assembleia
20/06/2013 14h04

Bacelar elogia movimento popular e destaca conquistas do Governo do MA

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PMDB) declarou nesta terça-feira (2), durante pronunciamento na tribuna,que a movimentação popular que se espalhou por todo o Brasil eclodiu há 13 dias, em São Paulo, segundo ele, cidade-berço do PT; e a ressonância começou pela juventude, que protestava contra o aumento do valor das passagens de ônibus.

A declaração do parlamentar foi uma reação ao discurso do deputado Bira do Pindaré (PT), que teria tentado politizar o assunto no Maranhão. Magno ressaltou que o prefeito do PT se recusou cancelar o aumento, e foi preciso a presidenta Dilma Rousseff ir a São Paulo, acompanhada do marqueteiro João Santana e Aluisio Mercadante, para conversar e tentar resolver o problema.

Para Magno, é preciso admitir que no Estado do Maranhão o movimento popular foi pacífico. Ele relatou que durante a manifestação viu um jovem com a placa com o apelo: “Queremos o VLT”, demonstrando que o povo pede transporte e mobilidade. “O Estado fez e vem fazendo sua parte. Graças a Deus, a Polícia Militar deixou a manifestação transcorrer de uma forma pacífica e ordeira. Foi um movimento muito bonito”, avalia.

Bacelar deixou claro que discorda dos ataques à Prefeitura de São Luís, porque o movimento é principalmente contra elas, que têm o poder de melhorar a mobilidade urbana. “A crise é nos grandes centros urbanos, onde os prefeitos estão recuando. Querer jogar culpa no Governo do Estado não tem nada a ver. O que está estampado em todo o Brasil é o desejo por melhoria na saúde. O Maranhão vem fazendo sua parte, com a construção de 72 hospitais”, disse.

Além da construção dos hospitais 72 hospitais do Programa Saúde é Vida, Magno destacou que o Governo do Estado melhorou o setor de educação, elaborando e colocando em prática o Estatuto do Magistério. Segundo ele, o Estado do Maranhão já saiu na frente há muito tempo e agora resta às Prefeituras fazerem o seu papel, e as Câmaras Municipais cobrarem a destinação dos orçamentos para a mobilidade urbana.

Na avaliação de Magno, o deputado Bira do Pindaré tem um discurso plenamente equivocado. “É um discurso de uma tecla só. Isso não constrói. Inclusive a população queimou a bandeira do PSTU. O movimento é da juventude e do povo, que não quer baderna, mas despertar e já conseguiram o objetivo que foi revogar os aumentos das passagens no Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais. É um alerta para todos nós políticos”, concluiu.