Segurança: Bira do Pindaré participa de assembleia popular na Vila Kyola

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
25/06/2013 16h19

 

Na noite desta segunda-feira (24) o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) participou de uma assembleia popular, no bairro da Vila Kyola, em São José de Ribamar. A comunidade reivindicava políticas públicas de segurança pública por parte do Governo do Estado.

 

A iniciativa popular surgiu após um caso brutal de latrocínio (roubo seguido de morte) que aconteceu na última sexta-feira (25). No bairro houve um caso trágico onde em um assalto a um pequeno comércio, assassinaram o pai e uma filha de uma só família, o que causou uma comoção popular.

 

Os populares inclusive fizeram um protesto interrompendo a MA-201 (estrada de Ribamar). O deputado Bira esteve presente, assim como vereadores da cidade de São José de Ribamar e o Major Araújo (representante da Polícia Militar).    

 

A Assembleia Popular encaminhou no sentido de a Polícia colocar, no bairro, viaturas em uma ação emergencial, e a instalação de um posto policial provisório em um espaço cedido por um comerciante local. O deputado Bira se comprometeu em fazer uma indicação à governadora e ao secretário de Segurança pedindo a instalação de um posto policial permanente no bairro.

 

Bira anunciou que destinará uma emenda parlamentar para viabilizar a instalação do posto policial da Vila Kyola. “Se a Emenda vai ser liberada ou não, aí é da responsabilidade da governadora, mas que eu me comprometi de colocar a Emenda e que vou fazer isso aí, com certeza”, garantiu.

 

MANIFESTAÇÕES EM SÃO LUÍS

 

Enquanto na Vila Kyola se discutia a violência, falta de contingente policial e políticas públicas de segurança. No elevado da Cohama sobravam policiais, em operação, para conter as manifestações populares. O deputado Bira acompanhava as manifestações pelas redes sociais e pôde constatar que a polícia estava reprimindo de maneira agressiva, truculenta a manifestação de jovens na Cohama.

 

O parlamentar afirmou que literalmente “o pau comeu”, na Cohama. Até a deputada Eliziane Gama (PPS) foi tratada agressivamente por um policial militar. A Deputada passava pelo local no momento em que tentou socorrer uma manifestante que estava no chão.

 

“Ela foi abordada, de maneira agressiva, por um policial, e aqui fica o nosso repúdio. E mais, nós temos que fazer uma representação contra este indivíduo, porque não podemos aceitar isso, e olha que defendemos a polícia, quando levantaram a voz, estávamos do lado da polícia e não vamos aceitar que uma minoria manche a dignidade dessa categoria”, protestou Bira.

 

Para Bira esta truculência é resultado da ausência de Governo no Maranhão. O parlamentar afirmou que a Governadora precisa assumir as rédeas, ouvir os manifestantes e coordenar as negociações, seguindo o exemplo da Presidente Dilma Rousseff.

 

A presidente se reuniu com o Movimento Passe Livre no Congresso Nacional e foi além ao propor como encaminhamento a criação de uma constituinte para dar início a reforma política. Bira defendeu a participação popular nas discussões da reforma política brasileira, lembrando que a principal fonte de corrupção no país são as eleições.

 

“O povo tem que ser chamado para a discussão dessa reforma política porque, se deixar na mão dos políticos, dos congressistas lá em Brasília, a reforma política nunca vai acontecer, uma, vez que foram eleitos nesse sistema e querem continuar com esse sistema. Então somente com a participação do povo será possível fazer uma reforma política com transparência e dentro daquilo que é a expectativa da nossa população”, concluiu.


Banner