Roberto Costa condena direcionamento das manifestações por partidos políticos

Assecom - Gab. Dep. Roberto Costa
26/06/2013 08h08

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta terça-feira (25) para fazer uma reflexão acerca das últimas manifestações ocorridas no Maranhão. De acordo com o parlamentar, este não é o momento de direcionar as discussões.

“Eu acho que o primeiro ponto que nós temos que levantar é que não existe, de nenhuma forma, um direcionamento em relação a todas as manifestações que estão ocorrendo no Maranhão. Existe, hoje, na verdade, uma briga interna de partidos que tentam, de alguma forma, direcionar as manifestações, mas eu acho que essas tentativas fazem apequenar esse sentimento hoje do povo brasileiro. Eu falo aqui como exemplo de quem sempre participou de manifestação enquanto estudante”, afirmou.

Costa lembrou que a governadora Roseana Sarney tem sido muito clara no seu posicionamento. “Eu vi aqui cobranças, inclusive pela presença da governadora em relação a todas estas manifestações que têm acontecido, mas ela tem sido muito clara nas suas posições, já deu declarações, inclusive que apoia todos os movimentos, até porque todas as reivindicações dessas manifestações são legítimas”.

De acordo com Roberto Costa, a governadora tentou falar com o prefeito de São Luís por duas vezes para discutir, inclusive, a situação e o prefeito não retornou nenhuma das ligações. “Eu acho que nessa hora nós temos que entender que a nossa questão é administrativa, nossa questão política fica pequena em relação aos interesses da nossa população”.

O deputado avalia que a população se revoltou exatamente pelo excesso de discursos e pela falta de soluções práticas para os problemas. Sobre a governadora, ele disse que ela teve que se ausentar de São Luís, da mesma forma que o prefeito Edivaldo Holanda, para ir a Brasília a fim de tratar de um assunto que não é só do povo do Maranhão, mas de todo o povo brasileiro.

O peemedebista ressaltou a participação da polícia nas manifestações e disse que se houve algum excesso por parte dos militares, eles devem ser averiguados, evitando as generalizações. Disse que a manifestação, em sua maioria, ocorre de forma pacífica, mas que “uma pequena minoria de marginais está tentando usar esta manifestação para assaltar as pessoas, inclusive os próprios manifestantes, para arrombar lojas e o comércio e para criar um terror na cidade”.

Roberto afirmou que essa polícia que aqui hoje é criticada, também já foi elogiada e defendida por muitos que a criticam hoje. “Se houve excessos, nós temos que procurar quem foi o policial que cometeu o excesso e não podemos realmente aceitar qualquer tipo de excesso aos manifestantes, porque como eu disse a manifestação é legitima”,

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão conclamou todos os deputados a fazer  reflexão acerca da situação vivida pela classe política. “Os assuntos que estão em pauta são de responsabilidade do governo do Estado? Sim. É da responsabilidade da Prefeitura de São Luís? Também. É de responsabilidade dos deputados dessa Casa? Claro. Porque se os manifestantes vieram para a porta da Assembleia, é porque também eles não estão contentes com a posição nossa aqui e a Casa não é composta de um ou de dois deputados, são de 42 deputados”, finalizou.