Eliziane quer estratégica para evitar violação de direitos humanos durante manifestações

Assecom / Eliziane Gama
26/06/2013 15h25

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama destacou na manhã desta quarta-feira (26 de junho) a necessidade de haver estratégia da polícia para evitar a violação de direitos humanos durante as manifestações no Maranhão.

“Infelizmente, sabemos que nas manifestações há infiltração de vândalos que acabam danificando prédios públicos e empresas, e isto tem de nós o nosso repúdio e indignação, e, ao mesmo tempo também, certa preocupação de todos que acompanham essa manifestação. Não podemos admitir isto, mas também não podemos aceitar excessos cometidos por alguns militares”, completou.

Na tribuna a parlamentar afirmou que o Poder Público precisa dar resposta às manifestações que ocorrem em todo o país e no Estado do Maranhão, e que os vândalos precisam ser identificados e presos.

“Se não houver vontade política, não vamos dar uma resposta à altura a nossa juventude. Entendemos que a ação da Polícia Militar precisa existir, mas sem excessos para não haver violação dos direitos humanos”, destacou.

Durante o pronunciamento, a deputada reforçou o respeito aos militares e às suas lutas, e lembrou que sempre apoiou a categoria.

“Quero reafirmar o meu apoio aos militares do Maranhão, como tenho dado em relação a todos os quesitos que têm apresentado, inclusive à Comissão dos Direitos Humanos, que tem acompanhado a discussão do Regimento Interno que precisa ter da Polícia Militar, porque o Estado do Maranhão é o único do Brasil onde os militares ainda são mantidos e controlados pelo RDE (Regime do Exército)”, enfatizou.

Eliziane Gama também destacou os resultados das manifestações em todo o país como a rejeição da PEC 37, e parabenizou o Ministério Público por esta vitória na Câmara Federal. “Quero também destacar o meu contentamento pela decisão da Câmara, em relação à rejeição da PEC 37. Fizemos uma audiência pública nesta Casa e recebemos membros do Ministério Público, vários promotores, delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal e em igual tempo ouvimos os dois, manifestamos os nossos posicionamentos contrários à PEC 37”, lembrou.

REUNIÃO

Preocupada com excessos de alguns policiais e a presença de vândalos entre os manifestantes, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama realizou no fim da manhã desta quarta-feira, dia 26 de junho, uma reunião entre os membros da CDHM e representantes do Ministério Público, OAB, Corpo de Bombeiros e Ouvidoria de Segurança Pública.

“Realizamos esta reunião de forma conjunta com esses órgãos para que possamos acompanhar a ação da polícia e, portanto, evitar excessos dos militares durante as manifestações que estão acontecendo”, esclareceu.

Durante a reunião foi discutido a postura de alguns policiais na tentativa de reprimir as manifestações, além das ações de vândalos e suas respectivas identificações. Segundo a parlamentar, haverá nesta quinta-feira nova reunião, desta vez com a cúpula da Segurança Pública.

“Não podemos ser omissos e não vamos aceitar agressão a nenhum manifestante. Da mesma forma que não aceitamos vandalismos”, finalizou.