Vianey participa de audiência que discutiu a desapropriação da reserva do Gurupi

Nice Moraes / Agência Assembleia
27/06/2013 14h57

A deputada Vianey Bringel (PMDB) destacou, na sessão desta quinta-feira (27), a sua participação na audiência pública ocorrida na última terça-feira, em Brasília, onde foi discutido na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Amazônia, o requerimento do deputado federal Everton Rocha sobre a desapropriação da Reserva Biológica do Gurupi.

A parlamentar salientou que as reservas ambientais foram determinadas em 1988, através de um decreto-lei que determinou a existência de 321 reservas, unidades de conservação ambiental, incluindo a do Gurupi, que fica localizada na região de Centro Novo do Maranhão, São João do Carú, Bom Jardim e Zé Doca, que são as áreas atingidas pela unidade de conservação. Vianey Bringel afirmou que esta área está muito degredada devido a invasão de madeireiros, posseiros, agricultores.

Além disso, o Instituto Chico Mendes está querendo desapropriar aproximadamente 40 mil famílias que residem na região.  O município de Centro Novo do Maranhão, por exemplo, tem 70% da sua área dentro dessa unidade de conservação. Para discutir esse assunto, ficou determinada na reunião de Brasília a realização de uma audiência pública aqui no Maranhão entre os dias 10 e 20 de junho, com as presenças de representantes do Instituto, do Ministério Público federal e com as demais partes envolvidas no assunto.

“Está na hora de todos nós - deputados estaduais e deputados federais - lutar por aquela região e pelo povo que reside nessa unidade conservadora. Devemos conservar sim, mas também devemos respeitar o povo que está lá, que chegou lá através de uma medida do governo federal”, salientou Vianey Bringel.