Roberto Costa defende Conselho de Gestão como instrumento de participação popular

Assecom / Roberto Costa
27/06/2013 18h29

O deputado Roberto Costa (PMDB) defendeu a atuação do Conselho de Gestão Estratégica. De acordo com o parlamentar, este é um órgão constituído de maneira legítima, com membros representantes de regionais dos 217 municípios maranhenses. “O Conselho de Gestão Estratégica é composto por pessoas que tem certo grau de representatividade para as regiões maranhenses. Com a escolha dos membros, que foi feita de maneira transparente, por meio de Conferências, a governadora demonstra que está fazendo um governo democrático e participativo, com a possibilidade de integração e participação de moradores de todos os municípios maranhenses”, ressaltou Costa.

Entre as diretrizes que norteiam as atividades do Conselho, estão: erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais; garantia da qualidade do ensino e incentivo às atividades de esportes; universalização dos serviços da saúde com qualidade e humanização no atendimento; erradicação do analfabetismo, reestruturação do sistema de segurança pública e redução da criminalidade; garantia do acesso aos serviços de assistência social e igualdade de direitos; fomento da diversidade artística e preservação do patrimônio cultural; universalização do acesso aos serviços de saneamento básico e implantação dos processos de preservação e conservação ambiental.

Costa lembrou que a oposição não tem a prerrogativa de desmerecer o trabalho do Conselho por já ter atuado de forma negativa na administração pública. O parlamentar fez, na tribuna, a denúncia da forma incorreta como agia a oposição, que utilizava de cargos de conselhos e secretarias para atender interesses políticos, a exemplo do que aconteceu em uma secretaria regional em Imperatriz, que criou 19 cargos de secretários-adjuntos.

“Eu ouvi aqui a oposição dizendo do absurdo que é essa criação de conselho e desmerecendo todas as pessoas que fazem parte hoje desse conselho. E aí eu pergunto também nesta Casa, desses que sobem à Tribuna para criticar esse conselho, eu quero que eles respondam também se no governo que eles participaram este conselho só tinha secretários, se o conselho que eles participavam só tinha membros secretários de governo, porque desmoralização maior foi o governo que só numa secretaria regional, lá em Imperatriz, e aí eles esquecem, nomearam 19 secretários adjuntos na regional de Imperatriz para atender a questão política, deixando de lado o efetivo trabalho, que era o de atender as demandas de elaboração de políticas públicas para o Maranhão, e, hoje, eles sobem na tribuna e esquecem tudo o que se passou, para tentar desqualificar o trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelo Conselho Estratégico”, afirmou Costa.