Bancada de oposição encaminha emendas para a Prefeitura de São Luís

Assecom / Bira do Pindaré
09/07/2013 18h18

Bancada de oposição encaminha emendas para a Prefeitura de São Luís

A bancada de oposição da Assembleia Legislativa do Maranhão reuniu-se, na manhã desta terça-feira (09), com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior. O objetivo do encontro foi oferecer à Prefeitura de São Luís as emendas, recurso no orçamento que cada parlamentar tem direito a destinar para órgãos e instituições para execução de obras e serviços em todo o Maranhão.

Em março deste ano, Edivaldo procurou o Governo do Estado para fazer uma parceria, visando melhorar serviços como saúde, educação e segurança pública. Por intransigência da governadora Roseana, a parceria não desenvolveu, faltando inclusive participação de representantes do Governo no “Pacto por São Luís”.

Após grandes pressões populares, reunião com a presidente Dilma Roussef, em Brasília-DF, e interesses em obras federais, a postura da governadora começou a mudar. Foi, então, retomado o contato com o prefeito Edvaldo Holanda Junior, iniciada a chamada “Parceria Institucional”.

Como iniciativa para fortalecer a parceria, os deputados de oposição Bira do Pindaré, Cleide Coutinho, Eliziane Gama, Marcelo Tavares, Rubens Junior e Othelino Neto, se dispuseram a colaborar com a parceria institucional, oferecendo ao prefeito todas as emendas destinadas a eles.

Segundo o líder da oposição, Rubens Pereira Jr., o governo, em regra, não libera as emendas dos deputados oposicionistas. “Só que a governadora está falando muito de parceria institucional com a prefeitura de São Luís. Nós resolvemos ajudar, para isso, estamos remanejando todas as emendas parlamentares dos seis deputados de oposição. A governadora tem agora o orçamento e o financeiro para garantir a liberação dessas obras”, afirmou o comunista.

PRÓXIMO PASSO

Com a atitude dos deputados, caberá ao prefeito formalizar a parceria com o Governo do Maranhão. O deputado Bira informou que foi pedido a priorização dos projetos técnicos já licitados como forma de facilitar a execução imediata das obras.

“A nossa disposição já foi manifestada, estamos entregando de maneira coletiva todas as nossas emendas destinadas a São Luís, tendo em vista este esforço emergencial, concentrado, de parceria institucional que nós queremos que aconteça porque nossa cidade precisa”, defendeu.

Bira ressaltou ainda a importância de projetos que contemplem questões como a saúde, mobilidade urbana, asfaltamento, segurança e moradia. De acordo com as informações de Othelino Neto, as emendas dos 6 oposicionistas somam 18 milhões de reais a serem utilizados para solucionar parte dos problemas enfrentados pela população na Capital.

“Apoiamos qualquer iniciativa que se empenhe em melhorar a vida do nosso povo. Somos favoráveis e estamos disponíveis para reforçar a luta por um Maranhão mais justo”, declarou Bira.

Considerando a prefeitura a maior conhecedora dos problemas enfrentados pela população, o deputado Marcelo Tavares salientou que cabe ao município a escolha da melhor forma de aplicação das emendas.

Posicionamento destacado também pelo deputado Marcelo Tavares, que considerou direito do município a escolha da melhor forma de aplicação das emendas, alegando ser.

Edivaldo agradeceu as emendas encaminhadas pela oposição e, relembrando o “Pacto por São Luís”, frisou que a partir de agora a prefeitura depende exclusivamente da vontade da Governadora para que o recurso seja liberado.

“Esperamos que a governadora seja sensível e realmente libere as emendas encaminhadas por nós para a prefeitura de São Luís”, concluiu a deputada Cleide Coutinho.