Stênio Rezende cobra mais recursos do Governo Federal para a Saúde no MA

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
16/07/2013 13h56

Stênio Rezende cobra mais recursos do Governo Federal para a Saúde no MA
Foto original

 

O deputado Stênio Rezende (PMDB) voltou a pedir o apoio da Assembleia Legislativa para aprovar moção de sua autoria para o presidente da Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional, senador Edison Lobão, com o objetivo de sensibilizá-lo e chamar atenção em relação ao repasse financeiro para o estado do Maranhão para a área da saúde. Esta comissão é responsável pela divisão do orçamento da União para os estados brasileiros.

 

Stênio reafirmou que o Maranhão, por exemplo, na área da saúde, recebe per capta menor que os demais estados do País. Em relação a médico-paciente no Maranhão, a per capta também é a menor do Brasil. “Por que essa diferença com o Maranhão? Por que esse desprezo? São anos e anos que nós estamos brigando para melhorar essas transferências. Nós temos que ajudar, só o Estado, sozinho, não tem condição de carregar esse fardo. É preciso investir na educação, na infraestrutura, na agricultura, é preciso investir nas outras áreas”, indignou-se o parlamentar.

 

Mas, segundo o parlamentar, mesmo diante da diferença de repasse de verbas em relação a outros estados, a governadora Roseana Sarney vem investindo maciçamente na saúde sem nenhuma contrapartida do Governo Federal. Stênio afirmou que nenhum governo no Brasil teve a coragemde pegar todo recurso durante os três anos de mandato e investir na saúde como Roseana Sarney vem fazendo.  “Sei que não é no grito que se resolve, mas a paciência tem limite. O Maranhão vem sendo tratado diferente há muito tempo. Força política nós sempre tivemos, é bem verdade. Esta Casa já deu muito a sua contribuição; temos lideranças que sabem lutar e brigar”.

 

Ao encerrar sua fala, Stênio Rezende afirmou que quer dar a sua contribuição positiva a favor do Maranhão e que é hora do senador Edson Lobão Filho dar uma contribuição para o Estado e lutar pela melhoria das transferências do SUS. “Não é mais aceitável sermos o último Estado em transferência per capta na saúde”.

 

O deputado Magno Bacelar, ao repercutir a cobrança de recursos para a saúde, compartilhou da opinião de Stênio Rezende. Ele defendeu a junção de esforços para trazer recursos para o Estado. “Está na hora deste parlamento estadual mostrar sua força nessa questão da saúde para que o governo federal coloque recurso para o Maranhão”, disse Magno Bacelar, afirmando que os 72 hospitais que estão sendo construídos estão dependendo de recursos para serem concluídos.

 

Magno disse que a presidente Dilma deve rever a situação dos municípios para que os gestores públicos não fiquem com o pires na mão. “Eu conclamo a classe política a pensar no maior para resolver os problemas na saúde, segurança pública, educação e outras áreas. Essa situação tem que ser rediscutida para que realmente evite essa discriminação, essas desigualdades regionais”.


Banner