Hélio Soares defende melhoria na gestão pública e novo pacto federativo

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
16/07/2013 16h07

Hélio Soares defende melhoria na gestão pública e novo pacto federativo
Foto original

 

O deputado Hélio Soares (PP) afirmou da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (16), que o maior problema do Brasil é a gestão pública. “A gestão pública precisa ser aprimorada, precisa estar mais afinada com os anseios da nossa população”, afirmou.

 

Segundo o deputado, essa questão vem sendo discutida enfaticamente nas reuniões da União Nacional dos Legisladores Brasileiros (Unale), que sugere como um dos caminhos para se melhorar a gestão pública o estabelecimento de um novo Pacto Federativo. “Isto significa uma redistribuição justa dos impostos arrecadados em todo o Brasil. Temos que rever a Constituição de 1988 em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais”, esclareceu.

 

Para Hélio Soares, é inadmissível que em pleno séc. XXI alguém que cometa um crime possa se esconder e se apresentar 24 ou 72 horas depois, preste depoimento acompanhado de seu advogado, e logo em seguida seja liberado. “Isto acontece, hoje, amparado pelo Código Penal Brasileiro. Então, temos que mudar muita coisa. Já avançamos muito, mas muita coisa precisa ser mudada”, defendeu.

 

De acordo com Hélio Soares, se não se aprimorar essa parte da gestão pública vai acontecer repetidamente o que vem acontecendo em nosso País, que é a falta de continuidade das políticas públicas, ou seja, os prefeitos, governadores e presidentes que assumem os mandatos não concluem as obras inacabadas pelos antecessores. “E aí vai adicionando prejuízos e mais prejuízos para a própria União, para os municípios e para os Estados”, observou.

 

Hélio Soares argumentou que a gestão pública tem que ter planejamento e fluxograma financeiro, reconhecendo que muitos gestores não sabem nem o que é fluxograma financeiro e ficam fazendo as coisas “na pedrada”.


Banner