Deputados visitam obras do Complexo de Comunicação da AL

Jéssica Barros / Agência Assembleia
16/07/2013 16h19

Deputados visitam obras do Complexo de Comunicação da AL

Uma comissão de deputados realizou, na manhã desta terça–feira (16), visita às obras do “Complexo de Rádio e TV Assembleia Legislativa do Maranhão”, que comportará toda a estrutura do sistema de comunicação da Casa - televisão, rádio e agência de notícias – utilizando as mais modernas tecnologias para o setor. A inauguração está prevista para o dia 30 de outubro deste ano.

Toda a estrutura do sistema de rádio, redação e o portal da internet estarão abrigados no mesmo anexo, projetado para garantir a eficiência das transmissões. “A ideia do complexo integrado é justamente trazer para um ambiente só a TV, o rádio, e o site, pois isso trará mais agilidade na divulgação das informações. Nosso objetivo principal é mostrar transparência aos atos da assembleia”, declarou Jacqueline Helluy, diretora-adjunta de comunicação.

Cada setor do sistema de comunicação reflete uma homenagem em memória de jornalistas e radialistas maranhenses: o Estúdio de Transmissão será chamado de “Núcleo Radialista Tony Castro”; o Estúdio de Gravação de “Núcleo Radialista Denny Cabral”; o Estúdio de Redação de “Núcleo Jornalista Décio Sá”; e o Estúdio de TV de “Núcleo de TV Jornalista Coelho Neto”. O auditório vai ser chamado de “Auditório Deputado Neiva Moreira”.

“Nós, aqui da Assembleia, estamos fazendo a nossa parte, criando uma estrutura em parceria com o Senado para levarmos à casa do cidadão maranhense o trabalho dos deputados”, disse o presidente Arnaldo Melo.

Arnaldo Melo ressaltou ainda que a nova estrutura não irá atender apenas a necessidade do Poder Legislativo, mas que será utilizada também pelos outros dois poderes - Executivo e Judiciário – e demais órgãos, para que seja um sistema amplo e democrático em favor da sociedade maranhense. “As portas do Sistema de Comunicação da Assembleia estarão abertas para o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Federação dos Municípios (Famem), Câmara Municipal de São Luis, câmaras municipais de vereadores do interior do Estado. Todos terão espaço sem nenhum custo”, enfatizou.

Arnaldo Melo explicou aos deputados presentes que foi assinado convenio com uma empresa terceirizada, que será a responsável pela administração do prédio: “Decidi assim, pois acho desnecessário que o complexo fique na responsabilidade de apenas um deputado. A cada ano ou biênio será decido pela Mesa Diretora qual empresa administrará o prédio”.

CANAL ABERTO

A emissora que está prestes a entrar no ar em sinal aberto digital (canal 51) para toda a capital fará parte da Rede Legislativa de TVs Brasileiras, uma parceria firmada com a TV Senado (Brasília – DF), que forneceu o canal, e com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que ofereceu a torre de transmissão. É lá que ficarão alojados os transmissores, sendo que a própria Assembleia será a responsável pela segurança e climatização da área.

A nova estrutura permitirá a transmissão da programação diária da TV Assembleia em canal aberto e com qualidade digital. A meta é que a transmissão, neste primeiro instante, além de São Luís, chegue aos municípios mais populosos do Estado.

“Com o sinal aberto, ficará mais fácil o acesso da população ao nosso trabalho. Será tudo da forma mais transparente”, esclareceu o deputado Rogério Cafeteira, que também participou da visita.

A ESTRUTURA

A nova instalação será construída em uma área total de 2.500 m² em um modelo arquitetônico moderno, seguindo a estrutura já existente da Assembleia.

“Toda a arquitetura do prédio é de concepções atuais e com tecnologias modernas”, explicou Francisco Miranda, arquiteto responsável pela execução do projeto.

Serão três pavimentos. No primeiro estarão os espaços de maior circulação, como, por exemplo, hall, auditório, estúdio de produção, almoxarifado técnico, área de vivência, acesso social e comandos de energia, entre outros. No segundo andar estarão os estúdios e produção de TV, rádio e o portal da Assembleia, camarim, ilhas de edição e produção, CPD, área de telefonia e comunicação de dados e voz. Já no terceiro pavimento será abrigada toda a área administrativa.

O contrato e a ordem de serviço para a construção do “Complexo de Rádio e TV Assembleia Legislativa do Maranhão” foi assinado em junho de 2012; a empresa vencedora da licitação foi Silveira Engenharia e Construção Ltda.

“Quanto a estrutura e a construção estamos fazendo da melhor forma possível para executar dentro das normas. Para que seja um prédio multifuncional e bem feito”, afirmou Wilson Diniz, engenheiro responsável pela obra.