Afonso Manoel discute reforma do prédio do antigo Hotel Central

icone-whatsapp
Assecom / Afonso Manoel
05/08/2013 17h59

Afonso Manoel discute reforma do prédio do antigo Hotel Central
Foto original

 

O deputado estadual Afonso Manoel (PSD) esteve nesta segunda-feira (5) na Associação Comercial do Maranhão, onde discutiu com a presidente da entidade, Luzia Rezende, a possibilidade da reforma estrutural do prédio que abrigava o antigo Hotel Central. Atualmente o espaço é de responsabilidade da ACM e não está incluído nas obras do PAC Cidades Históricas.

 

Ex-presidente da ACM na década de 90, Afonso Manoel, sensível à causa, se prontificou a lutar por essa conquista. “Conversei com a Luzia, disse que podemos buscar apoio do Ministério do Turismo para a realização dessa obra, tenho certeza que o ministro Gastão Vieira terá interesse, pois aqui vamos valorizar um pedaço da nossa história e fomentar o turismo”, informou.

 

O primeiro passo a ser tomado pelo parlamentar, junto com a empresária, é procurar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para saber como está a situação do prédio junto ao órgão e como poderiam proceder em relação a uma eventual reforma.

 

Atualmente, o prédio que funcionava o Hotel Central está parcialmente aberto, abrigando a sede da ACM, do Convention Bureau, ponto de apoio da Setur, além de espaços para agências de viagens e barzinhos. No espaço que era destinado ao hotel está fechado e sem previsão de reabertura, por necessitar de reforma.

 

O Hotel Central, que já foi considerado um dos mais luxuosos da capital, hoje aguarda recuperação, e para que isso aconteça Luzia Rezende buscou o deputado Afonso Manoel, para que ele ajude nessa empreitada. A ideia da empresária é que ocorra a reforma, para que possa valorizar o Centro Histórico, atraindo turistas e principalmente colocando um dos prédios mais importantes da história da cidade.

 

Afonso Manoel comentou que o projeto é totalmente viável, porém, outras opções podem ser apontadas para o prédio. “Temos diversas formas de aproveitar este espaço, o que não podemos deixar é que ele fique aqui fechado, se deteriorando com o tempo”, argumentou.

 

CIDADÃ MARANHENSE

 

Durante o encontro entre o deputado estadual e a presidente da ACM, foi confirmado que, no próximo dia 29 de agosto, Luzia Rezende receberá o titulo de Cidadã Maranhense, por sua inestimável contribuição ao estado ao longo de 23 anos de trajetória de vida, desde que fixou residência no estado.

 

A empresária é natural do Piauí, formada em Ciências de Contábeis e fixou residência no estado desde 1989, quando veio gerenciar os negócios do seu pai Olívio Joaquim Fonseca. Ela foi a primeira mulher eleita para presidir a ACM, entidade tradicional que possui 158 anos.

 

Além de trabalhar no ramo empresarial, Luzia é uma das mantenedoras do projeto social desenvolvido no Centro Educacional Profissionalizante do Maranhense, o qual oferece uma série de oportunidades à população de cursos técnicos. Diante dessas contribuições, Afonso solicitou o título de Cidadã Maranhense para homenagear a empresária.


Banner