Deputados repercutem denúncia do prefeito de Viana sobre convênio

Agência Assembleia
05/08/2013 20h31

Deputados repercutem denúncia do prefeito de Viana sobre convênio

Os deputados Othelino Neto (PPS), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Roberto Costa (PMDB) emitiram opiniões, na sessão desta segunda-feira (5), sobre notícia relacionada ao prefeito de Viana, ex-deputado Chico Gomes (PMDB), que denunciou na imprensa a existência de supostas ‘obras fantasmas’ em seu município, que seriam fruto de um convênio celebrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) com uma entidade comunitária da cidade de São Luís.

O convênio, no valor de R$ 1.095,304,67, seria utilizado “para recuperação de caminhos de acesso aos povoados Bacurizeiro, Enseada das Pintas, Santa Maria, São Cristóvão e São Pedro”, no município de Viana.

O deputado Othelino Neto frisou que a denúncia do prefeito Chico Gomes não lhe causou nenhum espanto nem estranheza. “Não me espantou esta denúncia porque os convênios fantasmas do governo do Estado, especialmente na Secretaria de Desenvolvimento Social de Ação, já são do conhecimento público. Todo e qualquer novo fantasma encontrado na Secretaria de Desenvolvimento Social já é coisa normal. O estranho é a Governadora do Estado não ter tomado providências. Dessa vez não foi um deputado de Oposição que fez a denúncia, desta vez foi um ex-titular da pasta, ex-deputado Chico Gomes, que acusou que no seu município tem obra fantasma do Governo do Estado”, observou Othelino Neto.

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Rubens Pereira Júnior, afirmou que não pode passar em branco a denúncia formulada pelo ex-deputado Chico Gomes, que já foi vice-líder do Governo, vice-líder da Oposição e um aliado incondicional do grupo Sarney, respeitado pelos governistas e oposicionistas.

“Ele veio em uma entrevista afirmar que o dinheiro que a Sedes mandou para Viana foi efetivamente todo gasto em campanha eleitoral. Não é a Oposição que está dizendo isso, não é. Nós já dissemos isso, mas agora quem está afirmando é o prefeito de Viana, o ex-deputado Chico Gomes”, salientou Rubens Júnior.

O deputado Marcelo Tavares disse que a Oposição poderá formular um oficio ao titular da Sedes, Fernando Fialho, e perguntar a ele sobre os 105 convênios que foram omitidos do Portal da Transparência do Governo.

“Caso o secretário Fialho tenha executado um, qual foi esse? Porque todos os 105 eu já desconfio que nem um foi feito. E tem algo gravíssimo na denúncia do ex-deputado Chico Gomes. Gravíssimo. Pode ser que ele esteja denunciando um crime, ele falou no jornal, está dito que ele comunicou à governadora Roseana. O ex-deputado Chico Gomes disse textualmente que ele comunicou à governadora Roseana Sarney que houve desvio de dinheiro no convênio do Estado na cidade de Viana. A governadora do Estado, funcionária pública que é, ao tomar conhecimento de uma denúncia de que dinheiro foi desviado do município de Viana, tem a obrigação legal de apurar. Quando ela não apura, ela comete um crime e eu desconfio que após a denúncia do ex-deputado Chico Gomes, a governadora não tomou nenhuma atitude, portanto, possivelmente cometendo um crime previsto na nossa legislação chamado prevaricação”, enfatizou Marcelo Tavares.

O deputado Roberto Costa contestou a fala dos parlamentares oposicionistas, afirmando que o ex-deputado e prefeito de Viana, Chico Gomes, que já foi líder do Governo na Assembleia Legislativa, faltou com a verdade. “Ele, Chico Gomes, não falou a verdade nessa história. Ele está usando uma articulação política do município de Viana, uma questão municipal para criar um problema onde não existe, porque a estrada foi feita, a estrada foi feita. Agora eu faço inclusive um desafio se querem para eu acreditar no Chico Gomes no que ele disse sobre Viana. Vamos saber se ele é o dono da verdade, eu não sei, ele não falou com a verdade, agora se ele falou com a verdade eu vou pegar os discursos do deputado Chico Gomes aqui, quando acusava os governos da oposição”, declarou Roberto Costa.