Raimundo Louro defende emancipação política do povoado Santa Vitória

Assecom / Raimundo Louro
06/08/2013 10h34

Raimundo Louro defende emancipação política do povoado Santa Vitória

O deputado estadual Raimundo Louro (PR) esteve no último sábado dia (27) no povoado Santa Vitória (ligado a cidade Barra do Corda), na região do Médio Mearim, para uma reunião com os moradores e lideranças políticas do povoado que há mais de 40 anos lutam pela sua emancipação política.

Participaram da reunião o líder da comunidade, Sr. Veríssimo, o suplente de vereador Rafael Vilis, Pelôto, Pastor Jafé, e demais lideranças da região, bem como a prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa, o vereador de Pedreiras, Marcus Louro, o presidente da câmara de Esperantinópolis, Chiquinho Boa Vontade, e toda a população do povoado que compareceu em massa.

O povoado Santa Vitória fica a 85 km da sede do município e é um dos maiores povoados de Barra do Corda, mas para conseguir atendimento médico a população vai até o município de São Roberto.

A lavradora Raimunda dos Santos informou que a enfermeira que fica durante a semana no posto de saúde do povoado só serve para medir a pressão arterial e limpar ferimentos, pois o posto não oferece condições de atendimento, não tem medicamentos nem materiais. “Se alguém corta o pé e vai ao posto de saúde daqui, a enfermeira só lava o ferimento. Aqui não tem materiais nem para se fazer um curativo. Por isso que vou direto para São Roberto. Lá eu faço meu preventivo e levo minhas filhas para receberem atendimento odontológico”, revelou a moradora.

Para o deputado estadual Raimundo Louro, este foi um encontro de fortalecimento e união, da população que deve continuar, para demonstrar que este processo de emancipação pode ser concretizado. "Darei, sim, todo o meu apoio na Assembléia Legislativa para que Santa Vitória consiga sua emancipação e traga desenvolvimento para a região que é carente de estradas vicinais, posto de saúde e escolas, Santa Vitória merece sua emancipação e esta vitória irá chegar, vamos confiar em Deus,", afirmou o deputado em discurso no povoado.

Após reunião com lideranças políticas do povoado, Raimundo Louro e sua comitiva saíram pelas ruas do povoado, visitando moradores, ouvindo de perto as necessidades da população, de aproximadamente 8.454 habitantes. Segundo Raimundo Louro, Santa Vitória atende os requisitos técnicos exigidos pela Assembléia Legislativa do Maranhão: existência de rede de água, energia elétrica, escola, telefone, aspectos econômicos, população, entre outros.