Cleide Coutinho contesta nota do governo e denuncia perseguição política

Assecom / Cleide Coutinho
06/08/2013 13h45

Cleide Coutinho contesta nota do governo e denuncia perseguição política

A deputada Cleide Coutinho (PSB) iniciou seu pronunciamento na tribuna da Assembleia na manhã desta terça-feira (6), citando a insígnia “Ordem e Progresso”, criada pelo caxiense Raimundo Teixeira Mendes. Cleide entende que é essa “Ordem e Progresso” que os maranhenses esperam que aconteça não só no município de Caxias, mas em todo o Estado do Maranhão, que, segundo ela, ostenta e envergonha com os piores índices do Brasil, seja na relação médico/paciente, IDH, PIB, educação, distribuição de renda, saneamento básico, violência, estradas e outros.

A parlamentar denunciou que a mando do governo atual, o Jornal O Estado do Maranhão tem divulgado frequentemente matérias tentando denegrir a imagem do ex-prefeito do município de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), simplesmente porque ele apoia politicamente o presidente da Embratur e ex-deputado federal Flávio Dino, pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2014, e considerado o candidato da “esperança de progresso” e “dias melhores” de todos os maranhenses sofridos.

Em relação à situação atual de Caxias, Cleide disse que, apesar do atual governo publicar notícias inverídicas, Caxias continua sendo, entre as cidades do Maranhão, uma das que mais tem apresentado crescimento. Segundo ela, foi este crescimento que a revista Veja, edição de agosto de 2010; assunto que também foi destaque no blog de 30/08/10 do jornalista Décio Sá, que diz: “Na Revista Veja, os municípios de Caxias, Açailândia, Timon, Imperatriz, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, são destacadas entre as cidades médias que mais crescem no país”.

Diz ainda a matéria do jornalista: “A revista investigou a situação de 233 municípios brasileiros, mas destacou apenas 23. Caxias, Timon, Imperatriz são destacadas por conta do comércio e teve um crescimento de 10,6% em seu Produto Interno Bruto, ao passo que nesse mesmo item Timon evolui apenas 6,5% e Imperatriz 5,7% e Paço do Lumiar 4,7%”.

Para comprovação do desenvolvimento de Caxias, Cleide citou a matéria publicada recentemente na Revista Exame do mês de julho, que também aponta Caxias entre os 22 municípios de porte médio que mais cresceram nos últimos anos e que se apresentam com potencial de crescimento econômico até 2020 ao lado das cidades de: Parnaíba (PI), Sobral (CE), Mossoró (RN) e  Campina Grande (PB).

NOTA

Para a deputada Cleide Coutinho, Infelizmente, Caxias ao lado de outras cidades maranhenses que fazem oposição ao atual Governo, sofre e é penalizada em vários itens. A deputada se referiu neste momento à Saúde, pois Caxias nunca recebeu um centavo de ajuda do Governo Estadual desde que a Governadora Roseana Sarney e o Secretário Ricardo Murad assumiram o poder em abril de 2009.

Na avaliação de Cleide, a nota publicada na capa da edição do Jornal Pequeno de hoje (6), assinada pelo secretário de comunicação Sérgio Macêdo, é uma inverdade. A nota diz que o Município de Coroatá não recebe recursos do Estado, e Caxias recebeu R$ 37 milhões. “Quem quiser ver a verdade basta ver uma nota divulgada no blog do Luís Cardoso de 30/07/2013, que mostra o aditivo do contrato do governo Estadual repassando mais de R$ 5 milhões por mês para Coroatá, que dá para o município em 5 meses, quase R$ 25 milhões”, afirmou.

Por ouro lado, Cleide ressaltou que em outras cidades, onde os prefeitos dizem que são parceiros do Governo do Estado, têm tido tratamento diversos. Ela citou como exemplo a cidade de Imperatriz, que recebeu do Governo do Estado R$ R$ 80.000,00 em 2010, R$ 87.000,00 em 2011 e R$ 127.000,00 em 2012. A matéria publicada no Estadão do dia 04/08/2013 informa que Coroatá, uma cidade de 62 mil/habitantes, já recebeu somente este ano de 2013 R$60.000,00, enquanto Caxias nada recebeu.

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

No pronunciamento, Cleide denunciou também que o município de Caxias tem sido perseguido até no tocante ao repasse do Ministério da Saúde. Segundo ela, em 2010, Caxias pediu R$ 5 milhões para saldar os débitos do município e autorizado pelo ministro, mas o secretário Ricardo Murad vetou e só foram repassados R$ 3 milhões. Em 2011, foram solicitados R$ 9 milhões, mas Ricardo Murad só repassou R$ R$ 3 milhões. Em 2013, houve nova tentativa, com a ajuda do senador Edison Lobão, e foram conseguidos R$ R$ 7,9 milhões, mas o secretário Ricardo Murad só repassou R$ 3 milhões.

Finalizando seu discurso, a deputada Cleide Coutinho denunciou que as matérias divulgadas periodicamente no Jornal o Estado do Maranhão têm a finalidade de denegrir a imagem do respeitado e conceituado líder político Humberto Coutinho. “Se preparem que a cada dia surgirá uma nova nota daqui para frente. Ao invés de apresentar obras e ações que o povo merece, o Governo do Estado mostra mentiras para denegrir a imagem de quem realmente trabalha pelo bem estar do povo do Maranhão”, concluiu.