Deputados declaram apoio a manifestantes de Imperatriz que lutam contra VBL

Ribamar Santana / Agência Assembleia
06/08/2013 16h39

Os deputados Rubens Júnior (PC do B), líder do Bloco de Oposição, André Fufuca (PSD), Bira do Pindaré (PT), Othelino Neto (PPS) e Eliziane Gama (PPS) manifestaram apoio da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (6), a um grupo de manifestantes da cidade de Imperatriz, que ocupavam a galeria da Casa. Os manifestantes vieram acompanhar o julgamento de uma ação civil pública no Tribunal de Justiça, que acontece amanhã (7), contra a empresa Viação Branca do Leste (VBL), de transporte público de Imperartiz.

Segundo a carta dos manifestantes, lida na íntegra da tribuna pelo deputado Rubens Júnior, a empresa Viação Branca do Leste (VBL), que detém 70% das linhas de transporte público de Imperatriz, desde o ano passado vem quebrando o contrato de concessão para a exploração desse serviço de transporte público ao descumprir várias cláusulas.

“Por conta desses abusos por arte da VBL, os estudantes secundaristas e universitários de Imperatriz lideraram um movimento, por intermédio das redes sociais, denominado #ForaVBL. Eles exigem que a empresa preste um serviço de transporte público de qualidade à população imperatrizense”, esclareceu o deputado.

De acordo com Rubens Júnior, embora tenha sido condenada por meio do julgamento de uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público Estadual, na Vara da Fazenda Pública de Imperatriz, em primeiro grau, a VBL conseguiu, por meio de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, manter-se como prestadora do serviço de transporte público de Imperatriz.

“É curioso que a VBL, mesmo tendo contra si os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade de Imperatriz, continue prestando o serviço de transporte público que o povo daquela região rejeita”, observou.

Por último, o deputado Rubens Júnior informou que o Tribunal de Justiça negou um mandado de segurança, impetrado pela Prefeitura de Imperatriz, que pedia a imediata cessação da prestação de serviço da VBL. “Somente depois de receber muita pressão da população é que o prefeito de Imperatriz resolveu colocar-se ao lado da população que reclama do péssimo serviço prestado pela VBL”, lembrou.

O deputado Bira do Pindaré (PT) fez um apelo ao Tribunal de Justiça do Maranhão: “Faço um apelo ao TJ para que atenda e ouça a reivindicação desse povo”, acrescentando, que a VBL não respeita a população de Imperatriz.

O deputado Andre Fufuca (PSD) também manifestou seu apoio aos manifestantes de Imperatriz, lamentando que uma empresa como a VBL ainda esteja como concessionária do serviço de transporte público de imperatriz, apesar de todas as irregularidades que apresenta.

Por sua vez, os deputados Othelino Neto e Eliziane Gama manifestaram-se também solidários aos manifestantes da cidade de Imperatriz, lembrando que se trata da segunda mais importante cidade do Estado do Maranhão, e, mesmo assim, a população assiste perplexa uma empresa desrespeitar um contrato de concessão de serviço público e continuar, contra a vontade da maioria da população daquela cidade, a prestar um serviço que é rejeitado pelo povo da região.