Trabalhos da CPI da Mulher serão prorrogados por mais 15 dias

Agência Assembleia
07/08/2013 10h03

Trabalhos da CPI da Mulher serão prorrogados por mais 15 dias

Os integrantes da CPI da Violência contra a Mulher, reunidos na manhã desta quarta-feira (7), decidiram prorrogar por mais 15 dias os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para que seja concluído o relatório final.

O relator da CPI, deputado Roberto Costa (PMDB), pediu formalmente a prorrogação do prazo, para apresentar o relatório final.  “Estamos fazendo o arremate do texto final, mas faltam ainda pequenos ajustes que foram frutos de sugestões feitas pelas próprias deputadas”, afirmou Roberto Costa.

Durante a reunião desta quarta-feira, a presidente da CPI, deputada Francisca Primo (PT), fez uma avaliação positiva da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada na Assembleia Legislativa com o propósito de investigar a violência contra a mulher e denúncias de omissão por parte do poder público.

A reunião da CPI, realizada na Sala das Comissões, contou também com a presença das deputadas Cleide Coutinho (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), Vianey Bringel (PMDB) e Valéria Macedo (PDT).

RELATÓRIO PROPOSITIVO

O deputado Roberto Costa destacou que a CPI realizou um trabalho da maior importância, que servirá de grande contribuição para a luta de combate à violência contra a mulher no Maranhão. Segundo ele, foram constatadas diversas deficiências nos órgãos de atendimento à mulher, tanto na capital quanto em cidades do interior maranhense.

“Há uma rede de proteção em funcionamento em todo o Estado, mas que precisa ser aperfeiçoada e implementada tanto pelas prefeituras quanto pelo Governo do Maranhão”, afirmou Roberto Costa, salientando que a CPI ganhou o apoio de toda a Assembleia Legislativa como também do Ministério Público, de prefeituras e câmaras municipais e de órgãos e secretarias do Governo do Estado.

Roberto Costa acrescentou que, além do relato das visitas e inspeções realizadas como também dos casos que foram investigados, apresentará um relatório propositivo.

“Vamos nos ater, neste relatório, a tudo o que foi discutido e apurado. Será um relatório com diversas proposições que iremos, posteriormente, encaminhar ao presidente da Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça, à Federação dos Municípios (Famem) e à governadora Roseana Sarney”, afirmou Roberto Costa.