Comissão de Saúde da Assembleia realizará audiência em Rosário

icone-whatsapp
Agência Assembleia
07/08/2013 10h23

Comissão de Saúde da Assembleia realizará audiência em Rosário
Foto original

 

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai realizar, no próximo dia 27 de agosto, uma audiência pública em Rosário, para verificar, in loco, denúncias da Câmara Municipal acerca da precariedade no setor de saúde do município da Região do Munim.    

 

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (7) pela presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputada Valéria Macêdo (PDT), depois de reunião com a vice-presidente, deputada Cleide Continho (PSB) e com a deputada Francisca Primo (PT).  

 

A audiência foi motivada por solicitação da Câmara Municipal de Rosário, subscrita por 12 dos 13 vereadores com assento na Casa. A Comissão pediu que, antes da audiência pública, os vereadores encaminhem mais dados acerca sistema de saúde de Rosário.

 

Os vereadores esclarecem que Rosário possui apenas uma unidade mista de saúde, construída em 1978 pela fundação Sesp, com capacidade para atender 200 pessoas em 20 leitos, mas atende diariamente uma média de 500 pacientes de toda região do Munin.

 

Conforme os vereadores, a unidade mista está sobrecarregada e não dispõe de recursos financeiros e técnicos para garantir atendimento na clínica médica especializada, exames, laboratórios, raio-x, ultrassonografia, endoscopia, urgência e emergência, partos, e não está habilitada para realizar cirurgias eletivas.     

        

PAÇO DO LUMIAR E IMPERATRIZ  

 

No final da reunião, a deputada Valéria Macêdo revelou que a Comissão de Saúde da Assembleia estará presente, também, nos municípios de Paço do Lumiar e Imperatriz, para checar e procurar soluções para denúncias formuladas por representantes de várias categorias ligadas ao setor de saúde pública.   

 

Ficou decidido que a Comissão vai visitar as dependências da Unidade Mista de Saúde de Paço do Lumiar, para verificar denúncias no atendimento da casa de saúde. A Comissão aguarda apenas a presença dos denunciantes na Assembleia Legislativa, para novos esclarecimentos e agendamento da visita.    

 

Valéria Macêdo anunciou que a Comissão de Saúde vai agendar outra audiência pública na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, para tratar da apuração de denúncias acerca da precariedade do atendimento no setor de saúde pública do município, principalmente com relação ao setor de oncologia (câncer).   


Banner