Manifestantes pedem apoio para a manutenção das escolas especializadas

Annyere Pereira / Agência Assembleia
07/08/2013 16h18

Cerca de 45 pessoas da Escola Especializada Lalá Ramos, de Codó, e, 38 da Liza Maria, de São Luís, se manifestaram na tarde desta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa, contra o projeto que tramita no Senado Federal que visa a extinção das escolas especializadas. Os deputados Bira do Pindaré (PT) e Eliziane Gama (PPS) receberam e garantiram se empenhar em prol da categoria.

O evento nacional está sendo realizado desde às 14h de hoje (7) dentro e fora de todas as Assembleias do Brasil e defendem a permanência das escolas especializadas que atendem das crianças até a fase adulta com deficiência, mas que o Senado pretende excluir.

“Nós queremos que esta Casa entre nessa luta conosco para a manutenção do ensino regular e especializado. Precisamos ficar unidos para dar continuidade a esse trabalho, pois só com o ensino regular as crianças não terão o mesmo rendimento, o mesmo acompanhamento”, explicou o presidente da Pestalozzi de Codó, Eliel Lima.

Disse também que querem que o Senado siga a Câmara dos Deputados, pois votaram pela permanência das escolas especializadas. “Pedimos o apoio da Assembleia Legislativa, pela importância de cada escola que cuida dessas pessoas. Pois, temos atendimento especializado e tudo para mantê-la, claro, com ajuda do governo do Estado e também do município”.

Além disso, Eliel explicou que é preciso que a Casa apoie a causa para que o Senado reveja o voto e mantenha as escolas especializadas e quem sabe o encaminhamento de recursos para investimento das escolas existente no Estado, que se somam em quase 12.

Cabe destacar que são favoráveis à inclusão desde que ela não seja fator de exclusão, defendem a coexistência das duas modalidades de ensino (regular/ comum especializado), de acordo com a necessidade de cada pessoa com deficiência.

A deputada Eliziane Gama disse que realmente as crianças não terão o mesmo rendimento escolar, a dificuldade será grande, e isso se tornará preocupante, caso o projeto for aprovado. “Nós vamos fazer o encaminhamento do documento que vocês trouxeram, como  também um que iremos fazer para tentar sensibilizar o Senado. Essa será a contribuição desta Casa. E adiantou que o debate foi justo e importante”, contou.

Por sua vez, o deputado Bira do Pindaré afirmou que o debate também foi pertinente, pois esse é um desafio grande da sociedade brasileira e é preciso melhorar a qualidade de vida das pessoas no Maranhão. “Não podemos ignorar a capacidade de exercer as nossas expressões máximas, é preciso respeitar a dignidade da pessoa com deficiência. E a perspectiva de superar essa realidade é com educação, por isso é preciso garantir o acesso da pessoa com deficiência”, garantiu o parlamentar, afirmando também que vai se empenhar pela causa.