O povo brasileiro clama pela Reforma Política, afirma Marcos Caldas

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
08/08/2013 12h48

 

O deputado Marcos Caldas (PRB) disse, em entrevista concedida ao Portal da Assembleia, da TV Assembleia, nesta quinta-feira (8), que o povo brasileiro clama pela Reforma Política e que o Maranhão, por meio do Poder Legislativo Estadual, vai dar sua contribuição a esse debate. “Vamos fazer um grande debate com toda a sociedade maranhense e, em 45 dias, vamos apresentar o relatório com nossas propostas à Comissão Nacional de Reforma Política do Congresso Nacional”, afirmou.

 

Segundo o deputado, o Poder Legislativo deve dar respostas às reivindicações da população expressas nas manifestações de rua que eclodiram por todo o país, nos últimos dois meses, e que deixaram a classe política surpresa. “O maior clamor popular é pela Reforma Política, e temos que fazê-la logo e buscando ser a reforma que o povo quer e, para tanto, temos que ouvir o povo. É isto que vamos fazer durante todo o dia 16 próximo, na audiência pública sobre Reforma Política", esclareceu.

 

Marcos Caldas adiantou sua opinião sobre o sistema de votação, afirmando que é contra a adoção do voto distrital puro ou misto, pois entende que favorece os candidatos que possuem “apadrinhamento”. “O sistema de votação proporcional permite uma maior renovação do parlamento e favorece a representação de pequenos partidos, o que contribui para o fortalecimento do processo democrático”, argumentou.

 

BARREIRINHAS

 

Na entrevista, ao comentar a exibição do Documentário Especial da TV Assembleia sobre os Lençóis Maranhenses, a ser exibido hoje (8) e reprisado amanhã (9), no canal aberto 51.2 das TVs Câmara e Senado, Marcos Caldas manifestou sua opinião sobre o potencial turístico da cidade de Barreirinhas, considerada a porta de entrada do Portal Turístico dos Lençóis Maranhenses. “É preciso ser feito muito mais por Barreirinhas que detém 70% do fluxo de turistas que visitam o Maranhão. É preciso concluir a ‘Rota das Emoções’, ligando Barreirinhas a Paulino Neves e dando acesso ao litoral do Estado do Ceará”, defendeu.

 

De acordo com Marcos Caldas, o problema de energia em Barreirinhas vem afugentando turistas da cidade e causando transtornos e prejuízos à população, assim como a posição do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que tem dado seguidos pareceres contrários à construção de estradas que podem ampliar o potencial turístico da cidade como, por exemplo, o trecho de 28 km que liga Barreirinhas a Paulino Neves. “O Ibama só autoriza construir um outro trecho que dá acesso ao município de Paulino Neves, mas que tem uma extensão de 200 km, o que torna as coisas muito mais difíceis”, comentou.

 

Outro problema a ser superado que no entendimento do deputado prejudica o turismo de Barreirinhas é a questão do aeroporto da cidade não poder receber aviões de grande porte, somente bimotor e monomotor, pois não está regularizado como é exigido. “Perdemos muitos turistas devido ao acesso a Barreirinhas que, hoje, só é possível por via rodoviária”, esclareceu.

 

Marcos Caldas revelou que apresentou requerimento junto à Mesa Diretora solicitando a instalação de uma torre de celular e de uma estação de energia solar na localidade Caboré, que é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Barreirinhas.


Banner