Hélio parabeniza Arnaldo pela criação do Conselho de Interlocução Social

Agência Assembleia
12/08/2013 20h29

Hélio parabeniza Arnaldo pela criação do Conselho de Interlocução Social

Em discurso na sessão plenária desta segunda-feira (12), o deputado Hélio Soares (PP) parabenizou o presidente Arnaldo Melo (PMDB) pela criação do Conselho de Interlocução Social (Ciso), classificando como uma das mais importantes iniciativas da Assembleia Legislativa. “Foi uma iniciativa feliz, cuja atuação vai ser de grande importância para o nosso Maranhão”, afirmou.

Hélio Soares informou que a primeira reunião do Conselho ocorrerá no dia 29 de agosto, a partir das 8h30, na Sala das Comissões do Palácio Manuel Beckman. Nela estarão presentes representantes de 20 instituições conselheiras, cujo convite foi feito por meio de edital assinado na última quinta-feira (8), pelo presidente Arnaldo Melo. A pauta constará da apresentação de sugestões para uma Agenda Positiva por um Maranhão Sustentável.

O Conselho de Interlocução Social foi instituído por meio da Resolução Legislativa nº 698/2013, aprovada na sessão plenária do dia 5 de julho. De acordo com Hélio Soares, o objetivo principal será fortalecer o Poder Legislativo estadual, permitindo maior aproximação com as aspirações sociais.

Hélio Soares sugere que sejam incluídos entre os temas que serão tratados no Conselho, a questão da mobilidade urbana, que ele julga ser um dos principais problemas de São Luís, e a falta de educação no trânsito, “que mata mais do que as piores epidemias do mundo”.

Na avaliação de Hélio Soares, ao trazer esses problemas para o centro das discussões, a Assembleia dá um passo importante e gigantesco em busca de soluções para inúmeros problemas. “Será uma instituição de notáveis, pois são dirigentes de 20 instituições de conduta ilibada e reconhecimento em todo o Maranhão. Parabenizo o deputado Arnaldo Melo pela iniciativa, assim como outras que têm acontecido nesta Casa, as quais certamente servirão para o plano de ação do próximo governo do Estado”.

Para o deputado Hélio Soares, iniciativas como a de criação do Conselho reforçam a essência da responsabilidade de todos os parlamentares, pois será montada uma agenda positiva que ajudará a desenvolver o Maranhão. Ele pediu que como parte desta atuação proativa da Assembleia, que seja instalada a CPI das Comunicações e o Procon Legislativo, cuja finalidade será garantir proteção aos consumidores.

O CONSELHO

O Conselho de Interlocução Social integrará a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa, vinculado à Mesa Diretora, mas sem quadro de pessoal ou espaço físico determinado. Será um colegiado de natureza consultiva, composto por representantes de instituições públicas e privadas de reconhecida participação social, os quais vão atuar no processo de escuta dos cidadãos.

Os conselheiros não serão remunerados, não terão direito a jetons, nem terão seus deslocamentos custeados pela Assembleia Legislativa para participarem de reunião, mesmo fora de suas cidades de moradia.

INSTITUIÇÕES CONSELHEIRAS

Academia Maranhense de Letras - AML