Deputado quer intervenção da ANS em defesa dos usuários da Unimed

Agência Assembleia
14/08/2013 13h46

Deputado quer intervenção da ANS em defesa dos usuários da Unimed

O deputado Neto Evangelista (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (14), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que vai protocolar indicação na Mesa Diretora da Casa, pedindo que a Agência Nacional de Saúde (ANS) obrigue as outras empresas de plano de saúde que operam no Maranhão a atender os clientes da Unimed, que está prestes a fechar as portas.

Neto Evangelista ressaltou que a Promotoria do Consumidor de São Luís - representada pela promotora Lítia Cavalcanti - já entrou em ação nesse sentido, e a Assembleia Legislativa do Maranhão, não pode ficar omissa e deve fazer o encaminhamento para a ANS. Neto conta com o apoio de todos os parlamentares, para que juntos possam defender os clientes da Unimed.

O parlamentar alertou que a própria Promotoria do Consumidor já alertou sobre iminente dissolução da Unimed no Estado do Maranhão, um plano de saúde cheio de problemas operacionais, que hoje atende cerca de 30 mil maranhenses, e supostamente está sem condições financeiras de arcar com as despesas com os profissionais e hospitais adequados para atender sua clientela.

Para Neto Evangelista, é preciso defender os direitos dos usuários do plano de saúde Unimed, que, a exemplo dos clientes da antiga Gonden Cross, devem ser atendidos por outros planos de saúde que operam o Estado do Maranhão. “Não podemos permitir que as pessoas, principalmente as crianças e os idosos, fiquem sem atendimento porque a Unimed pode fechar”, disse.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

No pronunciamento, Neto evangelista comentou que acompanhou a votação do Orçamento Impositivo na Câmara dos deputados. Segundo ele, a aprovação da matéria foi um avanço formidável para o Brasil, no momento em que o Parlamento, infelizmente, não é independente, contrariando preceito da Constituição Federal, que diz que deve ser um poder independente e harmônico dos outros Poderes.

Na avaliação de Neto, o Orçamento Impositivo vai ajudar na independência e nas votações de matérias importantes e de interesse da população nos poderes legislativos. “O poder Executivo não vai mais poder fazer troca com parlamentares, para que possam ser atendidas suas demandas nos estados e municípios representados pelos senadores, deputados e vereadores”, disse.

O tucano acha importante que o Orçamento  Impositivo seja instituído no Estado do Maranhão. Segundo ele, o deputado Othelino Neto iniciou o recolhimento das assinaturas e parece que o presidente Arnaldo Melo vai se posicionar sobre o assunto.  “O Orçamento Impositivo fortalece o Legislativo e a democracia, que ainda é muito frágil no nosso país”, concluiu.