Deputados lamentam o falecimento do brigadeiro Rui Moreira Lima

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
14/08/2013 14h07

Deputados lamentam o falecimento do brigadeiro Rui Moreira Lima
Foto original

 

Os deputados Neto Evangelista (PSDB) e Gardênia Castelo (PSDB) usaram o pequeno expediente durante sessão plenária desta quarta–feira (14), para enviar mensagem de condolências à família do Major Brigadeiro do Ar, aviador Rui Moreira Lima, que faleceu no dia 3 de agosto deste ano, aos 94 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Neto Evangelista também expressou seu pesar: “Conheci uma pessoa fantástica, um herói de guerra, assim considerado pelas Forças Militares um dos únicos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, que faleceu, mas deixou um exemplo de vida e de luta pela sua nação”.

 

 “Esse fato me deixou consternada, pois ele foi uma pessoa que soube representar muito bem o nosso país”, declarou Gardênia Castelo.

 

Ainda durante seu discurso, a parlamentar, registrou a mensagem que a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça expressou pelo falecimento do brigadeiro: “A sua esposa, filhos, netos e demais familiares, amigos e admiradores queremos expressar o nosso sentimento de perda, admiração e gratidão ao cidadão que soube tão bem representar, mas, sobretudo, à sua história, dedicação e exemplo que ofereceu ao país e o mundo compondo com muita distinção e bravura a galeria dos nossos heróis nacionais”.

 

No final de março do ano passado, a Assembleia Legislativa entregou ao brigadeiro Rui Moreira Lima a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Manoel Bequimão, por iniciativa do ex-deputado Giovane Castro. A entrega da medalha foi feita pelo deputado Neto Evangelista.

 

“Ele era um dos nossos últimos heróis da segunda guerra e quando aqui esteve para receber a comenda, em março do ano passado, já somava 93 anos de idade e ainda assim se mostrou firme, ágil e bem humorado, sempre atento às falas que tratavam de sua saga pelos campos da batalha em defesa do Brasil e da libertação do mundo, ameaçado pelas sandices nazifascistas”, narrou Neto Evangelista.

 

Evangelista lembrou ainda que, na oportunidade, o brigadeiro Rui Moreira Lima agradeceu de forma enfática e prazerosa a homenagem, e relacionou as diversas passagens da sua vida ao longo do tempo dedicado à Aeronáutica Brasileira.

 

RUI MOREIRA LIMA

 

Veterano combatente da II Guerra Mundial ele atuou em mais de 94 ações de libertação da Europa. Defendeu a legalidade contra o golpe civil militar de 64 sendo preso, torturado e cassado. Posteriormente anistiado pelo governo brasileiro, defendeu a reparação de todos os militares cassados e perseguidos políticos, exigindo igualdade de exercício de direitos análogos aos membros da Reserva.

 

Nascido no povoado de Carolina, agora incorporado ao município de Formosa da Serra Negra, o major foi aos 20 anos para o Rio de Janeiro sempre disposto a investir na carreira militar e após anos de treinamento no Brasil e nos Estados Unidos no início dos anos 40 integrou o Grupo de Combatentes Aviadores que o país enviou para combater na II Guerra Mundial nos campos da Itália.


Banner