Afonso Manoel vai solicitar reforma do Palácio do Comércio e Rua Grande

icone-whatsapp
Assecom / Afonso Manoel
16/08/2013 17h36

 

Visando buscar uma maior valorização do Centro Histórico de São Luís, o deputado estadual Afonso Manoel (PSD) esteve reunido com a presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende e com a presidente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, para discutirem a possibilidade de reformas do Palácio do Comércio e também do principal centro comercial da cidade, a Rua Grande. O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa e vai buscar através de parcerias com deputados estaduais e federais, Ministério da Cultura, Turismo e Minas e Energia recursos para realização das obras.

 

Afonso, que já foi presidente da ACM, sabe da importância de recuperação destes pontos, tanto para a história da cidade quanto para a valorização do comércio da capital, o que proporciona geração de emprego e renda. No encontro que ocorreu na sede do Iphan, Kátia Bogéa informou que existe a necessidade de produção de um projeto executivo para que seja pleiteada a reforma do Palácio do Comércio e enquanto a situação da Rua Grande, poderia ser incluída no programa PAC Cidades Históricas do governo federal.

 

A ideia é que se ocorra uma obra de adequação e melhorias do Palácio do Comércio, para que o prédio volte a ser utilizado em sua totalidade, inclusive para ser ocupado novamente por empresa do ramo de hotelaria, assim como já funcionou o antigo Hotel Central. Quanto a Rua Grande trata-se da substituição da rede elétrica por uma embutida, semelhante a do projeto Reviver no Centro Histórico, o que valorizaria a área comercial, atraindo investimentos.

 

“Nós temos a ACM uma entidade centenária que precisa ser valorizada e mais do que isso a nossa cidade precisa dessas obras, as quais são muito importantes, dessa forma vamos começar uma peregrinação a Brasília para trazer os recursos necessários”, informou Afonso.

 

Kátia Bogéa afirmou que existe a possibilidade apontada pelo parlamentar, porém há necessidade de que ocorra uma corrida contra o tempo, afinal o desenvolvimento do projeto é longo. “Existem várias formas obter os recursos para a obra, como emendas parlamentares da bancada federal, a Lei Rouanet através do Ministério da Cultura, enfim uma série de oportunidades, mas antes precisa ser apresentado e ter em mãos um projeto executivo”, declarou.

 

Muito animada com as informações repassadas no Iphan, Luzia Rezende diz que agora vai buscar junto com o deputado Afonso Manoel parceiros para a realização desse importante projeto. “Temos a possibilidade do Sinduscon nos apoiar, o Afonso está se colocando a disposição para mobilizar a nossa bancada parlamentar, temos condições, porém é necessário o apoio de todos para que consigamos garantir estas obras”, ressaltou.

 

Afonso Manoel sugeriu que uma comissão seja montada pela ACM para que nos próximos dias eles levem até o ministro Edison Lobão (PMDB) e Gastão Vieira (PMDB) a proposta. “Tenho total interesse em contribuir com esse projeto e acredito que os nossos ministros serão sensíveis a essa causa”, finalizou.

 

Valorização do Patrimônio Histórico

 

Em razão do Dia do Patrimônio Histórico, comemorado hoje (17 de agosto), o deputado Afonso Manoel aproveitou a oportunidade para entregar a cópia do requerimento solicitando congratulações a presidente Kátia Bogéa pelo trabalho desempenhado a frente do Iphan, que vem de forma incansável lutando pela preservação do patrimônio histórico. 

 

“É muito necessário realizarmos essa lembrança, afinal uma cidade sem seus prédios históricos é uma cidade sem memória e sem história, aqui fica o nosso reconhecimento ao trabalho realizado pelo Iphan”, exaltou.

 


Banner