Assembleia homenageará o cantor Carlinhos Veloz com Título de Cidadão

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
21/08/2013 09h25

 

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (20), projeto de lei de autoria do deputado Neto Evangelista (PSDB) que concede título de cidadão maranhense ao músico, intérprete e compositor Luiz Carlos Alves da Silva, mais conhecido como Carlinhos Veloz.

 

Neto Evangelista destacou que o compositor escreve não apenas o reflexo de suas experiências reais, mas também os sonhos que habitam sua cabeça e das pessoas que ele gostaria de ser porta-voz. “O resultado de tudo isso não poderia deixar de ser uma grande afinidade imediata que se tem ao ouvi-lo”, afirmou.

 

“É como se Carlinhos Veloz pudesse ser reconhecido por traduzir e interpretar o inconsciente coletivo. Esse título que será concedido a ele é mais que merecido”, completou.

 

BIOGRAFIA

 

Carlinhos Veloz nasceu às margens do rio Capibaribe, no Recife, em 1965. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro.  Em 1985, novamente um rio torna-se ponto de partida em sua vida: ele fez-se Carlinhos Veloz às margens do Tocantins, uma de suas maiores fontes de inspiração. E este foi um ano de grande importância para ele. 

 

Foi no Maranhão que Carlinhos Veloz começou sua carreira solo como cantor e compositor, vencendo grandes festivais de música da região tocantinense.  Em 1997, ele participou, ao lado de grandes nomes da MPB, do projeto Pixinguinha, percorrendo várias capitais brasileiras. Um ano depois, deu voos mais altos, apresentando-se na Expo-Brasil, no Carrossel do Louvre, em Paris, na França, na época da copa do mundo, e na Expo 98, em Lisboa, Portugal. 

 

Em 2009, o cantor e compositor Carlinhos Veloz fez show para gravação do primeiro DVD, “Espelho D´Água”, em São Luís, no Teatro Artur Azevedo. O nome "Espelho D´Água" vem da presença dos rios na história do cantor que nasceu às margens do Rio Capibaribe, em Pernambuco, e com o Maranhão estreitou laços à beira do Rio Tocantins, de onde guarda muitas lembranças.


Banner