Zé Carlos e Bira do Pindaré destacam a passagem do Dia do Bancário

icone-whatsapp
Agência Assembleia
28/08/2013 14h17

 Zé Carlos e Bira do Pindaré destacam a passagem do Dia do Bancário
Foto original

 

Os deputados Zé Carlos e Bira do Pindaré, ambos do PT, ocuparam a tribuna, no pequeno expediente da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (28), para registrar a passagem do “Dia do Bancário”, comemorado no dia 28 de agosto pela categoria em todos os cantos do Brasil. Nos pronunciamentos, os parlamentares parabenizaram todos os bancários do Estado do Maranhão.   

 

Em nome do Sindicato dos Bancários, o deputado Zé Carlos reconheceu que a Diretoria Executiva da entidade de classe fortalece do sistema bancário do Estado do Maranhão, lutando pela dignidade do trabalho da categoria, pela segurança dos cidadãos nos bancos, através de reivindicação de menores filas, mais agilidade no atendimento e outras importantes conquistas.

 

O parlamentar destacou sua luta pelos bancários e por mais segurança nas casas bancárias no Parlamento Estadual. Segundo ele, por solicitação do seu gabinete e do gabinete do deputado federal Domingos Dutra (PT), que também representa os bancários no Maranhão, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que dá mais segurança às instituições bancárias.

 

No pronunciamento, Zé Carlos nominou a Diretoria Executiva do Sindicato dos Bancários, assim formada: presidente (Zé Maria do Nascimento, do Banco do Brasil); secretário de Organização (Jaffir Carvalho do Banco do Brasil); secretário de Finanças (Targino da CEF); secretário de Imprensa (Costa), que foi presidente da entidade e muito lutou pela categoria.

 

Foram citados também Edna Lúcia, da Formação Sindical; Acélio Melo Trovão, de Políticas Públicas Sindicais e Sociais; Raimundo Costa (Basa); Edvaldo Ferreira (HSBC), de Assuntos Sócio-Culturais; Maria Regina (Bradesco), da Saúde e Segurança do Trabalho; José Ribamar Pereira (BNB), de Assuntos Previdenciários.

 

DATA HISTÓRICA

 

Em seu pronunciamento, Bira do Pindaré (PT) cumprimentou a categoria bancária pelo dia 28 de agosto. O petista ressaltou que ainda é bancário, foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão, e não podia deixar de fazer essa menção honrosa a uma categoria que luta e que resiste bravamente pelos seus direitos em todas as esferas.  

 

Bira do Pindaré lembrou que o “Dia dos Bancários” foi criado em razão de uma greve histórica ocorrida na cidade de São Paulo, que sempre foi o centro financeiro do País. Bira relatou que, no dia 28 de agosto de 1951, os bancários deflagraram uma greve de 69 dias, reivindicando o piso da categoria, um direito hoje assegurado por lei e pelas convenções da categoria dos bancários.


Banner