Assembleia entrega Título de Cidadã Maranhense a Luzia Rezende

Jéssica Barros / Agência Assembleia
29/08/2013 13h29

Assembleia entrega Título de Cidadã Maranhense a Luzia Rezende

Durante sessão solene realizada na manhã desta quinta–feira (29), a Assembleia Legislativa concedeu título de cidadã maranhense à empresária e presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Helena de Freitas Fonseca Rezende. A proposição da honraria, aprovada por unanimidade no plenário da Casa, é de autoria do deputado Afonso Manoel (PMDB).

Compôs a mesa, que foi presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB), a secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar; o secretário Municipal de Assuntos Políticos, Osmar Filho, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; a vereadora Helena Dualibe, representando a Câmara Municipal de São Luís; a presidente da câmara de dirigentes lojisticos, Socorro Noronha; o presidente da Federação do Comercio do Maranhão, Luíz Carlos Cantanhende Fernandes; além de quatro ex–presidentes da Associação Comercial do Maranhão: Luíz Carlos Cantanhende, José Cabélo, Aroldo Calvacante e o próprio deputado Afonso Manoel. Familiares e amigos também estiveram presentes no plenário para prestigiar a empresária.

Em saudação, o deputado Afonso Manoel discorreu, com emoção, sobre a carreira de Luzia Helena de Freitas, que nasceu em Teresina, mas que cresceu no ramo empresarial no Maranhão. Ele falou de sua atuação como empreendedora no Estado, reconhecendo sua profícua vida pelo trabalho desenvolvido e que vem desenvolvendo em prol da sociedade maranhense, destacando sua presidência na Associação Comercial do Maranhão.

“É de bom alvitre ressaltar que a eleição de Luzia Helena à Presidência da Associação Comercial do Maranhão configura as barreiras que se rompem nos espaços que a mulher vem ocupando não só em nosso país, assim como, no mundo, mostrando o valor da mulher pela sua capacidade de administrar e lidar bem com todas as atividades sociais, políticas e econômicas”, declarou o parlamentar.

Em um discurso emocionante, Luzia Helena de Freitas Fonseca expressou sua alegria em receber o título de cidadã maranhense: “Não sei se mereço essa homenagem, mas posso dizer que me sinto com uma nova certidão de nascimento ao receber este título”.

Antes de finalizar as homenagens, o presidente Arnaldo Melo também se pronunciou: “Gostaria de registrar que a Assembleia homenageou, de forma unanime, esta mulher, que agora é maranhense. Eu falo em nome de todos os deputados que nos sentimos muito felizes em conceder esse título a uma pessoa tão útil e que tanto contribui para nossa sociedade”.

HOMENAGEM

Durante a sessão especial, Maria do Socorro de Freitas Fonseca, mãe da empresária Luzia Helena Fonseca, também foi prestigiada. Ela recebeu um buquê de rosas da filha, do genro e dos netos em homenagem ao seu aniversário, que é hoje.

LUZIA HELENA DE FREITAS FONSECA REZENDE

Filha do casal Olívio Joaquim Fonseca e de Maria do Socorro de Freitas Fonseca. Nasceu em 27 de dezembro de 1966, na cidade de Teresina no Piauí. Empresária, Formada em ciências contábeis pela Unifor – CE, esposa de Marcelo Borges Rezende, empresário, mãe de Pedro Victor Fonseca Rezende, Lucas Fonseca Rezende e Felipe Fonseca Rezende. Reside em São Luis, desde janeiro de 1990.

É pós-graduada em Auditoria Contábil, pela UFMA/ CRC–MA. Também é diretora administrativa da Empresa Assessory Comercio e Representações Ltda, que fundou desde 2006, em conjunto com o esposo Marcelo Rezende. Iniciou sua trajetória em associações de Classe, em 2003, como membro associado da ACM, onde participou do movimento do lançamento do Conselho da Mulher empresária da ACM, juntamente com a presidente Jesus Monteles, tendo total apoio do presidente em exercício Luis Carlos Cantanhede. Participou da Diretoria do biênio 2005/2006, no cargo de diretora efetiva e vice–presidente para assuntos da Mulher Empresária, no biênio 2007/2008, sendo presidente do CME (Conselho da Mulher Empresaria) no mesmo período.