Ministro da Agricultura condecorado com Medalha Manoel Bequimão

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
02/09/2013 19h22

Ministro da Agricultura condecorado com Medalha Manoel Bequimão
Foto original

 

O Poder Legislativo participou nesta segunda-feira (3), no Parque Independência, da cerimônia que marcou a assinatura do documento que certifica que o Maranhão está livre da febre aftosa. A solenidade contou com presença de criadores do estado inteiro, lideranças políticas  e do ministro e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, e da governadora Roseana Sarney.

 

Na ocasião, a Assembleia Legislativa homenageou o ministro Antônio Andrade e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo, com a medalha Manoel Bequimão, maior comenda de mérito Legislativo Estadual.

 

As medalhas foram entregues pelo presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, e pelo deputado Roberto Costa. Também participaram do evento os deputados Fábio Braga, Magno Bacelar, Alexandre Almeida, Carlinhos Florêncio, Jota Pinto, Edilázio Júnior e Graça Paz. Para os parlamentares, o Maranhão livre da febre aftosa significa um avanço para o agronegócio e as portas abertas para um crescimento ainda maior.  

 

A notícia que atinge mais sete estados do país pode fortalecer ainda mais a liderança do Brasil, que já é o maior produtor e exportador mundial de carne bovina. “A expectativa é a de que os oito estados sejam reconhecidos também internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação”, afirmou o ministro Antônio Andrade.  

 

NOVOS HORIZONTES

 

Nos 217 municípios maranhenses,  são quase 8 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. De acordo com dados da Aged-MA, o rebanho maranhense é o segundo maior de bovinos do nordeste e o terceiro de bubalinos do Brasil. 

 

Para o secretário Claudio Azevedo, essa uma vitória não só da pecuária, mas de todo o setor produtivo maranhense. “O reconhecimento do Maranhão como zona livre da aftosa, com vacinação, foi resultado de um árduo trabalho, de uma parceria do governo com os criadores. Essa conquista coloca o Maranhão em igualdade de condições com os outros estados brasileiros”, declarou.

 

A governadora Roseana Sarney afirmou que o reconhecimento nacional abrirá novos horizontes para a pecuária maranhense. “O reconhecimento nacional de zona livre da aftosa eleva o estado, e abre novas perspectivas. Já tem algum tempo que iniciamos essa cruzada contra a aftosa. Com as ações do programa estadual, demos um grande passo para a erradicação da febre aftosa. Estamos livres do vírus. A assinatura desse documento abrirá novos horizontes para a pecuária maranhense, vai alavancar a qualidade do rebanho, atrair empreendimentos, agregando mais valor ao produto e criando mais oportunidade no campo”.

 

O deputado Roberto Costa, autor da proposta de entrega das medalhas, afirmou que este foi um reconhecimento importante. “Essa foi uma homenagem importante que nós fizemos como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Ministro Antônio Andrade e pelo secretário Cláudio Azevedo, seguindo uma determinação da governadora Roseana Sarney. Sem dúvidas, este é um momento histórico para o nosso estado”, afirmou o deputado.

 

O presidente da casa, deputado Arnaldo Melo, parabenizou o governo e o secretário Claudio Azevedo pela meta alcançada e destacou a satisfação do Poder Legislativo do Maranhão em entregar aos homenageados a Medalha Manoel Bequimão. “Essa homenagem  é um reconhecimento da Assembleia Legislativa do Maranhão pelo trabalho de suas equipes que, com muito trabalho, coloca hoje o Maranhão entre os estados  declarados Zona Livre da Febre Aftosa", afirmou o presidente.

 


Banner