Léo Cunha presta homenagem aos 40 anos de criação do 50º BIS

icone-whatsapp
Assecom / Leo Cunha
03/09/2013 10h59

Léo Cunha presta homenagem aos 40 anos de criação do 50º BIS
Foto original

 

O 50º Batalhão de Infantaria do Exército sediado em Imperatriz será homenageado pela Assembleia Legislativa pelos seus 40 anos, comemorados nesta terça-feira (31). A iniciativa de prestar a homenagem é do deputado Léo Cunha (PSC), autor do requerimento da moção de aplausos e congratulações, que será enviada ao comandante, o Tenente Coronel Baddy Mitre, e a todos os militares do batalhão.

 

“O 50º BIS merece todas as nossas homenagens, pois é uma instituição com relevantes serviços prestados à comunidade e, através dessa moção, a passagem dessa data tão importante ficará marcada na Assembleia do Maranhão”, disse Léo Cunha.

 

O deputado ressalta, em particular, o trabalho realizado pelo Comandante Mitre, que está à frente do Batalhão desde 2012. Léo Cunha chama a atenção para as várias ações que o comandante desenvolve: “São ações de cidadania que envolvem a comunidade e que, por isso, acabam mantendo uma relação bem próxima com a população imperatrizense e da região”, relatou.      

 

Durante a programação de aniversário, por exemplo, foi elaborada uma vasta programação que inclui a participação popular, em vários eventos, como torneio de futebol, passeio ciclístico, exposição de material, corrida, formatura de soldados entre outros. A programação teve inicio na semana passada, pois também tem o objetivo de prestar homenagem ao Dia do Soldado, comemorado no último domingo (25), e se estenderá durante toda a primeira semana de setembro.

 

HISTÓRIA DO 50º BIS

 

Criado pelo Decreto 71.785, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva foi criado na cidade de Imperatriz em janeiro de 1973, mas a data definida pelo Centro de Documentação do Exército, para marcar o aniversário do Batalhão, foi o dia 31 de agosto.

 

O Batalhão teve origem no 24º Batalhão de Caçadores, sediado em São Luís, que destacou para a cidade em 24 de junho de 1973, a sua 2ª companhia, sendo designada por 1ª Companhia do 50º BIS. Era composta por 60 militares do núcleo base e 104 soldados recrutas, obtendo também, naquele ano, a autonomia administrativa.

 

Já em dezembro do ano seguinte, a então 1ª Companhia passou a denominar-se finalmente como 50º Batalhão de Infantaria de Selva, com a criação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá (PA). Em 15 de dezembro de 1976, o Batalhão passou a integrar aquela Brigada. O primeiro comandante do 50º BIS foi o então Major Júlio César Abud Nagem.


Banner